Por que algumas pessoas sonham muito e outras não?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Com base nos resultados observados, os pesquisadores concluíram que o cérebro de uma pessoa que se lembra de seus sonhos com maior frequência exibe padrões de ondas cerebrais maiores, como se essas pessoas se mantivessem muito mais atentas e atraídas pelo ambiente externo.

Sonhamos todas as noites, várias vezes, e isso acontece porque o sono é cíclico. Estudos com eletroencefalograma (EEG) mostram que temos cinco a seis ciclos de sono e cada ciclo passa pelas fases 1, 2, 3 e sono REM. Quando atingimos a fase REM sempre temos pelo menos um sonho.

Sonhar faz bem não somente para consolidar a nossa memória, mas para mostrar sinais de bem-estar, saúde e autoconhecimento.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Dez maneiras de vencer pesadelos e dormir melhor

  1. Estabeleça uma rotina de sono. Crie uma rotina noturna para melhorar a qualidade do seu sono e reduzir os pesadelos. ...
  2. Não coma antes de dormir. ...
  3. Pratique atividades que aliviem o estresse. ...
  4. Registre suas preocupações. ...
  5. Não assista ou leia conteúdo assustador antes de dormir.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

As pessoas que se lembram com mais frequência de seus sonhos, portanto, costumam ter o sono mais leve, já que acordam mais vezes durante a noite, interrompendo o REM. Já as pessoas que dormem o suficiente e descansam bem durante a noite, geralmente não se lembram de nada.

De acordo com os cientistas, o problema ocorreu porque, atualmente, os hábitos de sono não são bons. Quando dormimos pouco, por exemplo, o sono REM pode nem chegar a acontecer; já itens que interrompem a noite de sono, como despertadores, atrapalham e até impedem os sonhos.

Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

É possível, sim, que haja certa constipação de sonhos, ou seja, pessoas que sonham realmente pouco. Em geral, isso estará atrelado a algumas situações específicas, como idade muito avançada, algum tipo de transtorno mental ou trauma que tenha afetado as regiões do cérebro envolvidas organicamente na produção onírica.

Em um sonho lúcido é possível perceber que se está sonhando enquanto o sonho ainda está acontecendo, o que torna possível que o sonhador tenha experiências sensoriais mais vívidas do que costuma ter em sonhos comuns, não lúcidos.

Como parar de ter sonhos recorrentes
Se esse for o seu caso, ou apenas se você quiser por qualquer motivo parar com os sonhos que se repetem, manter uma boa rotina de higiene do sono pode ajudar, assim como exercícios de relaxamento antes de dormir.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).