Por que algumas pessoas nos atraem?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A atração é impulsionada pelos mesmos caminhos cerebrais que controlam a sensação de recompensa. Dessa forma, isso explica o motivo pelo qual os estágios iniciais de um relacionamento podem ser tão estimulantes. Afinal, a dopamina é produzida e causa uma sensação de euforia quando estamos perto das pessoas que amamos.

A atração física leva à atração sexual, que também está ligada aos cheiros. Os seres humanos, assim como animais, possuem feromônios (substâncias químicas produzidas para fora do corpo) que ajudam na atração sexual.

O ato de ficar atraído por alguém pode surgir por vários fatores, sejam eles sexuais, físicos, emocionais, etc. Esses sentimentos podem ser recíprocos, o que chama-se "atração mútua", ou seja, quando é partilhada por ambas as partes envolvidas. Ver também: afinidade e sentimentos que podem ser confundidos com amor.

Essa produção fora do comum explica a sensação causada de ter o corpo e a mente fora de controle. Diz-se que "rolou uma química" quando as duas pessoas são afetadas por esta produção hormonal, os chamados feromônios, hormônios que, nos animais, se destina a estimular a escolha de um parceiro e o acasalamento.

A paixão geralmente acontece imediatamente após conhecer alguém pela primeira vez. Em média, a paixão dura entre 18 meses e três anos. Mas, não há realmente uma quantidade de tempo definida para durar em todos os relacionamentos.

Por meio do mapeamento cerebral, foi descoberto que o estado mental alterado pela paixão dura, geralmente, de 18 a 48 meses. “Durante esse período, a química cerebral é marcada pelo prazer e pela euforia, mas, com o fim dessa fase, a checagem racional do amor é o próximo passo da relação”, analisa Cibele.

O que atrai uma pessoa a outra? Esta pergunta virou tema de pesquisa que concluiu que existem fatores bem claros para aproximar ou repelir uns aos outros. A afinidade é o ponto chave. Segundo os cientistas, preferências, interesses e valores aproximam, mas a pressa em buscar pontos comuns pode levar a erros.

5 sinais sutis de que ele está totalmente interessado em você

  1. Faz contato visual e suas pupilas dilatam. Leia também. ...
  2. Se aproxima ao falar. É um dos gestos mais óbvios e fáceis de perceber que revelam que um homem gosta de você. ...
  3. Toca em você e demonstra carinho. ...
  4. Sorri à toa. ...
  5. Fica nervoso ao cumprimentar.

A cabeça levemente inclinada e o olhar que vai da cabeça com intensidade e desliza até a altura dos quadris normalmente. Esse é considerado um olhar de desejo e que pode ser observado quando a pessoa possui interesse em você.

O YourTango pediu para cientistas explicarem os 5 sinais físicos de que você está apaixonado:

  1. Você se pega olhando fixamente. Os olhos são o que mais importa. ...
  2. Você se sente bem. Você se dá conta que fala de forma hiperativa sobre a pessoa. ...
  3. Você não vai parar de se mover. ...
  4. Você não vai parar de pensar nele. ...
  5. ele...

A libido masculina tem raízes em duas áreas cruciais do cérebro: o córtex cerebral e o sistema límbico. Essas regiões desempenham um papel fundamental no desejo e no desempenho sexual do homem, a ponto de a satisfação sexual poder ser alcançada apenas por meio de pensamentos ou sonhos.

Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.

Estudos mostram que a atração e o desejo sexual são desencadeados por duas estruturas cerebrais: o hipotálamo e a amígdala - localizados na parte mais primitiva do cérebro, o sistema límbico, nossa "central das emoções". O hipotálamo é responsável pelos impulsos mais primordiais que temos como fome, sede e sexo.

A maneira como dois indivíduos se tocam pode revelar se existe uma química entre duas pessoas. Quando isso acontece, de fato existe um magnetismo entre mãos e corpos. Um aperto de mão, um toque, um abraço e até uma carícia são mais duradouros e intensos.

A química entre duas pessoas pode se revelar também quando uma delas ou as duas ficam nervosas quando estão juntas. Isso é comum, já que a atração física que sentimos pelo outro causa certo descontrole em nossas ações. Nisso, ficamos mais inseguros e constrangidos com receio de que algo possa dar errado.