Por que algumas pessoas não bocejam?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A maioria das pessoas não consegue segurar o bocejo quando alguém está mostrando sintomas de cansaço. Contudo, no caso dos psicopatas, este desejo não existe. Por quê? Porque eles simplesmente não reagem aos sentimentos humanos.

Geralmente a psicopatia é associada à uma condição inata do indivíduo, e alguns estudos sugerem que ela possa ser hereditária. No entanto, alguns ramos da psicologia consideram que o transtorno pode ser adquirido por meio de traumas, principalmente na infância.

Neste caso a médium teve certeza porque bocejava, um curioso condicionamento. Segundo estudiosos do comportamento humano o bocejo seria uma forma de registro mostrando que estaríamos em situações em que envolvessem sono, cansaço, perigo, ansiedade ou fome.

Se é preciso ficar acordado, o organismo compensa, dando um bocejo. Você respira fundo quando boceja e joga mais oxigênio nos pulmões. Pessoas tensas, com respiração curta, também bocejam para respirar melhor - explica o clínico geral José Cysne, da Clínica São Vicente.

Contraia os músculos no fundo da garganta.
Esses são os músculos que são contraídos naturalmente durante o bocejo, e forçar esse movimento pode estimular o corpo a bocejar. Seu cérebro vai associar a sensação nos músculos com o ato, afinal de contas.

O bocejo leva a má fama de ser um sinal de falta de educação, de preguiça ou de desinteresse, mas não é bem assim. Como ele é um reflexo, não temos controle de como e quando bocejamos. Portanto, da próxima vez que algum colega seu bocejar no meio de uma longa reunião, lembre-se que ele não tem culpa disso.

As estruturas do cérebro que entram em jogo quando bocejamos estão no tronco cerebral. “Bocejar é algo sob o controle de diferentes neurotransmissores no núcleo do hipotálamo”, que se encontra no encéfalo e, além disso, controla o sistema nervoso, explica.

A linguagem corporal do psicopata
O Coringa possui um sorriso diferente dos sorrisos habituais. Enquanto a maioria dos sorrisos sociais faz ativação da AU12, que se refere ao músculo Zigomático Maior, o sorriso do Coringa faz uso da AU13, Levator Angulis Oris, um músculo que fica entre o Zigomático Maior e Menor.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Innsbruck, na Áustria, as pessoas que apresentam tendências antissociais, sádicas ou mesmo psicopatas gostam de comer alimentos amargos, como chocolates (com alto índice de cacau), café, água tônica, frutas cítricas, entre outras comidas e bebidas do gênero.

Fala e ação em desalinho: Uma característica comum a um psicopata é falar uma coisa e fazer outra. Aquilo que é veementemente afirmado, não é percebido na prática. Dificuldade em manter o combinado: O que é acordado pode até ser mantido por um tempo, porém cai por terra num curto espaço de tempo.

Estudando todos eles, se questionando qual o ponto fraco de um psicopata, a resposta é o ego dessas pessoas. A autoestima é a maior falha dos psicopatas em qualquer situação em que se envolvam. Ou seja, os mesmos são vaidosos, se privando de inseguranças e se achando o ápice da evolução social.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes. Diferentes dos seres humanos normais, que possuem diversas formas de medo.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial.

Na grande maioria dos casos, é apenas um indicador de cansaço e sonolência. Mas, se causa incômodo e constrangimento ao paciente, ele pode procurar ajuda médica para entender porque esse bocejo em excesso acontece. Pode acontecer combinado com outros sintomas, no caso de doenças e outros problemas fisiológicos.