Por que algumas pessoas falam pouco?

Perguntado por: upires8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Falar pouco se torna preocupante quando é um sinal de uma introspecção prolongada, ou seja, o indivíduo se fecha completamente para o mundo e guarda apenas para si tudo o que sente. Esse comportamento é bastante comum entre aqueles que são excessivamente tímidos ou que passaram por alguma experiência traumática.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

Todavia, uma pessoa que fala de forma mais retraída, com a voz mais baixa, provavelmente é uma pessoa mais tímida, introvertida. Portanto, o ritmo e a necessidade conforme o ambiente e entorno são alguns dos principais fatores para direcionar a nossa comunicação.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Como Lidar Com uma Pessoa Quieta
Nesse sentido, evite criticá-la por causa de seu comportamento e o seu modo de ser e agir. Tentar forçar uma situação que contrarie sua essência não é positivo e pode fazer com que ela se distancie cada vez mais.

No entanto, existem transtornos psicológicos que causam uma grande dificuldade para se abrir e falar com outras pessoas. Por exemplo, aqueles que sofrem de depressão ou ansiedade costumam sofrer neste tipo de situações, já que focam em excesso a atenção ao seu interior e, por isso, não ficam em sintonia com os outros.

É importante procurar ajuda de um psicólogo onde você possa se sentir bem. O psicólogo ajudará a compreender e a enfrentar tudo aquilo que te impossobilita de progredir e viver bem. Na análise trabalhamos com a fala e com o pensamento, e como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo.

Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas.

Isso se deve a uma diversidade de fatores, como o crescimento das interações digitais, a ansiedade social e as pressões sociais. As amizades verdadeiras afastam esse sentimento, que não pode ser subestimado. Caso contrário, pode acarretar depressão, ansiedade e outras condições de saúde mental.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

O egocentrismo é definido como um conjunto de ações e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmos. Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica.

Falar alto não é gritar
Pois além de prejudicar as cordas vocais, o som estridente incomoda quem está ouvindo, o que também pode prejudicar a aprendizagem do conteúdo. Assim, a dica é projetar a voz ao falar alto, ou seja, imaginar o som sendo direcionado para pontos específicos.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

As pessoas caladas costumam se caracterizar por uma boa autoconfiança. Não se deixam levar por opiniões alheias, têm valores sólidos e ideias claras. Preferem escrever para comunicar. Sentem-se mais confortáveis com a palavra escrita.

Os tímidos são pensadores
As pessoas tímidas tendem a refletir internamente – muito. E, às vezes, a mente delas simplesmente não quer desligar. Mas, segundo Taylor, tanto pensar nem sempre é negativo. “A timidez não deve ser vista como algo com o qual você não pode lidar ou que é insuperável”, ele explica.

Porque não sabem o que elas (as pessoas caladas) pensam a seu respeito ou a respeito de tudo o mais. Difícil desvendar pessoas caladas. Então, as pessoas ao redor se sentem incomodadas e inseguras.

As pessoas observadoras são centradas na mente, têm uma curiosidade pelo entendimento, tornando-se planejadores extremamente racionais. O vício emocional é a avareza, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude pouco expressiva e auto-imagem lógica e prudente.

Entretanto, de vez em quando todo mundo vai encontrar um probleminha: a falta de assunto, principalmente com desconhecidos.
...
Aprenda a manter um diálogo mesmo quando você não tem nada a...

  1. Não tente forçar nada. ...
  2. Questione sobre a vida da pessoa. ...
  3. Tópicos universais. ...
  4. Use a repetição. ...
  5. Compartilhe detalhes do seu cotidiano.