Por que algumas pessoas desenvolvem a forma grave da Covid?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Entretanto, algumas pessoas não conseguem produzir um aumento nos níveis de angiotensina II, com isso, recebem uma carga viral elevada, e, por não ativar o sistema imune adequadamente no início da doença, podem ter sintomas mais graves.

Os sintomas da covid longa permanecem indefinidamente ou somem depois de um tempo? Entenda o que já se sabe sobre a duração da síndrome e por quanto tempo duram os sintomas da covid. Quase três anos após o início da pandemia da covid-19, alguns pacientes ainda relatam sequelas da doença.

Quais são as fases de progressão da covid-19 no organismo? O contágio se inicia pelo trato respiratório. O vírus entra pela boca e nariz a partir do contato com uma pessoa infectada. Nessa fase inicial, ele começa a se multiplicar no organismo de maneira desenfreada e nem sempre o indivíduo vai apresentar sintomas.

Sintomas graves
dificuldade intensa para respirar ou desconforto respiratório; pressão duradoura no peito; saturação de oxigênio no sangue < 95%; coloração azulada na região dos lábios ou do rosto (cianose).

1. Algumas pessoas têm maior risco de pegar covid-19? Alguns grupos têm maior chance de desenvolver as formas mais graves da doença covid-19, como: idosos (idade igual ou superior a 60 anos);

O tempo de sobrevivência irá depender das características dessa superfície, podendo variar de algumas horas a alguns dias. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o vírus pode sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável (inox), 24 horas em papelão e quatro horas em cobre.

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

É possível manter uma alimentação saudável composta por alimentos de verdade, como arroz, feijão, lentilha, macarrão, farinha (de mandioca, de milho, de tapioca), carnes, peixes, ovos, legumes e verduras, frutas frescas ou secas, cogumelos, entre outros.

O médico pode prescrever remédios para alívio dos sintomas, como analgésicos para as dores e antitérmicos para controlar a febre. É importante notarmos que esses medicamentos atuam nos sintomas, e não na causa da doença! Além disso, é importante repouso e mais ingestão de líquidos para evitar desidratação.

“(As vacinas) dependem do sistema imunológico de cada indivíduo para produzir a real proteção, sabendo que esse processo não ocorre de forma imediata”, diz Poloni. “Sendo assim, há possibilidade de infecção pelo novo coronavírus tanto após a primeira dose, quanto até após a segunda dose”.

O que pode ser considerado covid longa? A maioria das pessoas com Covid-19 percebe a melhora dos sintomas da infecção entre alguns dias ou semanas após seu início. A Covid longa, portanto, é identificada se alguns sintomas persistirem por mais de quatro semanas após a infecção.

Caso leve. Caracterizado a partir da presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de anosmia, ageusia, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia.

Já no estágio 2, quando o vírus circula mais pelos pulmões e faz isso através a corrente sanguínea, leva a uma inflamação pulmonar mais importante, se manifesta com vários focos de pneumonia e é o período que tem mais tosse, febre e pode vir o desconforto respiratório.

Algumas pessoas têm problemas digestivos, como enjoo ou diarreia. Também foram registrados relatos de erupções ou outros sintomas de pele. Para a maioria das pessoas, os sintomas melhoram dentro de alguns dias a semanas. Mas algumas poucas pessoas ficam muito doentes e não conseguem mais respirar sem ajuda.

Mesmo com sintomas leves, as pessoas devem fazer o teste para Covid-19, disse ele, para ver se os sintomas estão piorando e precisam de atenção médica. Um teste também informará se eles precisam se isolar para não espalhar o coronavírus para outras pessoas.