Por que alguém comprar o que não precisa?

Perguntado por: afigueiredo7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Já existem muitas teorias sobre por que gostamos de comprar coisas de que não precisamos, embora isso exija um alto preço em nossas vidas. A primeira explicação é que somos, talvez mais do que qualquer outra coisa, consumidores. Isso faz com que seja sensato olharmos para o mercado em busca de satisfação e felicidade.

Consumismo é o ato de comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para impressionar pessoas que você não conhece, a fim de tentar ser uma pessoa que você não é.” É isso aí!

O ato de comprar, que no passado se resumia ao suprimento das necessidades, tornou-se uma válvula de escape para sentimentos e emoções. Há quem compre por estar triste, deprimido, insatisfeito e há quem o faça exatamente pelos motivos contrários: alegria, comemoração, celebração.

Esses fatores podem ser sociais, culturais, pessoais e até mesmo psicológicos. Além disso, o comportamento de compra do consumidor também pode ser influenciado pela opinião de pessoas ao seu redor, conhecidas ou não, a respeito da marca e dos produtos ou serviços oferecidos.

Por que o homem que deseja comprar o objeto tem dificuldade de realizar a compra? Porque ele não se lembra do nome daquilo que quer comprar.

O motivo e a razão que levarão as pessoas a comprarem o meu produto, é que, a roupa já é uma necessidade do ser humano em si, todo mundo precisa, mas não adianta nada abrir uma loja, sem saber para quem vai vender, segmentar o público é essencial para que a loja tenha sucesso.

Vender é difícil, porque infelizmente não gostamos de ouvir “não”; tratamos nossos produtos e serviços como filhos perfeitos e qualquer problema identificado é de quem está reclamando! Quando aprendermos a ouvir as necessidades dos clientes e compreender o que eles realmente compram, vender fica mais fácil…

Na verdade, o que as pessoas, de facto, compram são estados. Estados emocionais. Aquilo que em rigor nos motiva a comprar algo não é somente o que responde a uma necessidade ou satisfaz um desejo, mas é sobretudo o estado emocional que associamos à concretização da aquisição.

É muito simples. Se você entrou em uma loja e gostou de algum produto deve, antes de comprar, parar e responder. São três perguntinhas infalíveis.
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Veja como agir de acordo com a resposta para cada pergunta.

  1. Eu preciso desse objeto? ...
  2. Eu tenho dinheiro? ...
  3. Tem que ser agora?

Charada. O que todo mundo tem, mas quando precisa vai ao mercado comprar? Resposta: Canela.

Segundo especialistas, a compra por impulso está invariavelmente ligada à necessidade de satisfazer momentaneamente um desejo, muitas vezes para acobertar uma frustração. Neste estado, as pessoas deixam de ser racionais e agem apenas pela emoção.

Ao comprar, o corpo recebe uma carga de dopamina, que é um dos hormônios da felicidade, e por isso é comum as pessoas comprarem mais quando estão tristes ou com algum problema – que geralmente não vai ser resolvido com aquela compra.

Resposta verificada por especialistas. O questionamento acima está fazendo referência à crônica intitulada: "Comunicação".

Vender nada mais é do que ajudar o cliente a resolver um problema e ser bem sucedido em seus desafios. Por isso, nós elaboramos um pequeno guia rápido e prático sobre como mostrar ao cliente indeciso que a sua solução é aquilo que ele procura.