Por que agosto indígena?

Perguntado por: lrodrigues7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

A ideia principal do mês Agosto Indígena é disseminar o ensino sobre a cultura indígena para, com isso, diminuir o preconceito sofrido pelos povos indígenas.

Ele nos remete ao equívoco que Cristóvão Colombo teve ao chegar à América, pensando ter chegado às Índias. Então encontrou ali os índios. O termo mais apropriado é indígena, porque é uma terminologia que se remete aquele que é natural, aquele que é nativo, aquele que é originário daquele lugar.

A origem remete ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em abril de 1940. Na ocasião, o evento reuniu autoridades de quase todos os países na região para discutir políticas em defesa dos povos indígenas.

O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A campanha foi concebida pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, visando a promoção e apoio ao aleitamento. A cor dourada foi escolhida por estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O “Dia do Índio” é um resgate a nossa história e nossas raízes. Objetivo Geral: Conhecer e refletir com as crianças sobre a cultura indígena, seus hábitos, alimentos e costumes.

Índio X Indígena
“Índio”, portanto, reforça estereótipos preconceituosos, que geralmente retratam os povos indígenas como selvagens, atrasados e preguiçosos. Por outro lado, o termo "indígena” significa "natural do lugar em que vive".

Pela primeira vez, o Brasil comemora o Dia dos Povos Indígenas. Antes, 19 abril marcava o "Dia do Índio", expressão inadequada, que reforça estigmas e invalidam a pluralidade das etnias. Até a Constituição Federal de 1988, integrantes desses povos eram invisibilizados e sequer podiam mover uma ação judicial.

Afinal, qual a forma certa de falar? "O correto é sempre chamar o indígena pelo nome.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

A data foi adotada no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943. Em 2022, através da Lei n.º 14.402, de 8 de julho, a comemoração passou a ser chamada oficialmente de Dia dos Povos Indígenas.

Hoje, 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas no Brasil, data que homenageia as diferentes etnias que habitam o país.

Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.

Ouro: a cor dourada do laço simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil! O laço: Cada parte do laço mostra uma mensagem especial: * Uma parte do laço representa a MÃE. * A outra parte, representa a CRIANÇA.