Por que agosto é o mês das cobras?

Perguntado por: oramos6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

fala faz sentido isso porque em nossa região no mês de agosto. as temperaturas sobem aumentando o metabolismo das cobras que saem em busca de. acasalamento normalmente os répteis necessitam da temperatura para se termorregular. significa que para eles fazerem as suas funções.

De acordo com o biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora Henrique Caldeira, entre os meses de janeiro e abril, algumas espécies estão mais ativas e se reproduzindo, por isso é comum encontrar serpentes, principalmente filhotes.

De acordo com José Ambrósio, nessa época do ano as cobras procriam mais. Isso porque “os animais armazenam sêmen e só o liberam quando há possibilidade de o filhote ter comida”.

Você sabe o porquê da má fama de agosto? A clássica rima “agosto é o mês do desgosto” surgiu em Portugal. Na época das grandes navegações os portugueses criaram a expressão “casar em agosto traz desgosto”, pois as caravelas costumavam partir nessa época.

Do latim “mensis augustus”, mês de agosto, dedicado ao Imperador César Augusto, o filho adotivo de Júlio César. Trata-se do oitavo mês do ano do calendário civil, constante do calendário juliano e do atual calendário gregoriano.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

“É questão de sobrevivência para eles. Quando chove muito, que encharca, eles procuram um local mais seco”, explica Oriana. Neste sentido, a especialista recomenda a capina do imóvel, caso se localize próximo à zona ambiental, de pelo menos dois metros entre o terreno do imóvel e o exterior.

Por isso, algumas medidas simples de prevenção devem ser adotadas: utilize calçados fechados, perneiras ou botas de cano alto; fique atento onde pisar ou colocar as mãos para se apoiar; não mexa em buracos no chão ou em ocos de árvores sem proteção.

A cascavel vingativa confirma a ideia do animal desgarrado, solitário e agonístico ao mesmo tempo em que se apresenta como notável exceção.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

No catolicismo popular, São Bento é tido como protetor contra a picada de cobras e são conhecidas várias orações que o povo reza para se proteger.

Com a morte das serpentes, os gaviões, as corujas e outros animais, vão diminuir sua população pela escassez de alimento, também aumentando desta forma o número de roedores. Além do controle de pragas, o veneno das serpentes tem uma importância enorme no tratamento de várias doenças.

O mês de agosto é tempo de esperança e de reflexões profundas sobre o que Jesus Cristo pretende para a vida de cada um de nós. A Igreja Católica determina uma estrutura para que ele seja celebrado da melhor maneira.

Agosto é conhecido como mês do cachorro louco. Nesse mês, é comum os cães e outros animais como gatos, cavalos, bois e morcegos pegarem raiva. Este é realmente um período onde a doença pode se espalhar mais facilmente, por causa da maior quantidade de cadelas e outras fêmeas no cio.

13 de agosto

A crença de mês azarado, comum entre pessoas do interior, pode parecer ingênua, mas atire a primeira pedra quem nunca escutou dizer que sexta-feira 13 de agosto é o dia mais agourento do ano. A superstição de mês azarado encontra eco em vários países. Não é à toa que se diz: agosto é o mês do desgosto.

Agosto: mês do cachorro louco
Acontece que, em agosto, no Brasil, as condições climáticas favorecem a entrada das fêmeas no cio. Com isso, os machos apresentam comportamentos mais agressivos e podem até brigar uns com os outros para acasalar.

Agosto é conhecido como o “mês do cachorro louco”. O motivo do nome é que nesse mês, de acordo com o médico-veterinário Ricardo Cabral, da Virbac, “as condições climáticas – temperatura, incidência de chuvas, ar – podem auxiliar no cio das cadelas”, fazendo com que elas “sincronizem o cio”.

Uma das versões para explicar a expressão é de que em agosto, em Portugal do século 16, não era aconselhado que fossem marcados casamentos, pois esse era o mês em que geralmente as expedições colonizadoras saíam em busca de novas terras e poderiam demorar muito tempo para voltar.