Por que adicionar açúcar em 2 etapas no preparo da geleia?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A quantidade de pectina depende muito da qualidade da pectina. Geralmente 1% é suficiente para produzir uma geléia firme. A adição de açúcar afeta o equilíbrio pectina/água, desestabilizando conglomerados de pectina e formando uma rede de fibras, que compõe o gel, cuja estrutura é capaz de suportar líquidos.

As formulações finais da geléia de morango sem açúcar foram feitas com a substituição do açúcar por sucralose (F1) e com sucralose e goma xantana (F2), utilizando-se pectina de baixa metoxilação, benzoato de sódio e cloreto de cálcio.

A pectina nada mais é do que um gelificante, que serve para deixar a receita mais consistente e parecida com a de gelatina. Se você preferir essa consistência (semelhante à das geleias industrializadas) você pode procurar por esse produto em lojas especializadas em confeitaria.

“O açúcar é a forma mais rápida de fornecer glicose para o corpo”, diz Pisciolaro. Esse componente é essencial para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins.

Ele é responsável pela energia do corpo – sem ele, ninguém tem forças para o dia a dia. Vamos explicar: açúcar, carboidrato e glicose são a mesma coisa dentro do corpo, é um nutriente que o organismo não pode ficar sem, é um combustível. Ele também pode ser encontrado na forma de sacarose, frutose e lactose.

Receitas antigas pediam praticamente a mesma quantidade de fruta e de açúcar. “Mas eu tento fazer uma proporção de 30% a 40% de açúcar em relação ao peso da fruta”, diz Adriana. Ou seja, para um 1 quilo de fruta, 300, 400 gramas de açúcar.

geleiada?. Ainda segundo a legislação, as geleias são classificadas em dois tipos: Comum: é a geleia preparada com 40 partes de frutas frescas ou suco e 60 partes de açúcar.

Para remover o excesso de acidez, você pode adicionar um pouco de suco de limão. O suco de limão é uma das alternativas.

Porque tem que tirar a espuma da geleia? A espuma que se forma na superfície da geleia durante o cozimento é composta, basicamente, por proteínas, fibras e impurezas da fruta. Embora pareça inofensiva, ela pode alterar a textura do doce e fazer com que ele endureça à medida que esfria.

O suco de limão é indispensável no preparo de geleias caseiras. A pectina é uma substância que ajuda a deixar a textura da geleia firme. Ela está presente em diversas frutas, mas nem todas contêm a quantidade ideal para que a geleia adquira a consistência perfeita. É por isso que o suco de limão é tão importante.

Por exemplo, se você está preparando uma geleia de frutas vermelhas e perdeu a mão no açúcar, colocar mais frutas e água pode ajudar a solucionar o problema.

A geléia está pronta quando escorrer em forma de flocos ou lâminas. Este é o método mais indicado para determinar o ponto final de cocção. A determinaçao é feita através do refratômetro, sendo que o teor de sólidos solúveis no ponto final deve estar ao redor de 68%.

Porém, alguns detalhes podem colocar toda a receita a perder. Uma escolha errada de temperatura no fogão aqui, um pouco de açúcar a mais ali e a geleia fica dura, açucarada, longe do ideal.

Esses três fatores: Pectina, Ácido e Açúcar – são interdependentes.