Por que Ada Lovelace foi incentivada a estudar matemática?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Filha do poeta Lord Byron, ela foi incentivada pela mãe a estudar matemática e lógica. Lady Lovelace usou seus conhecimentos em matemática para criar programas para um antepassado do computador inventado pelo matemático e filósofo inglês Charles Babbage, lembrado como pai da computação.

Desde pequena, sua mãe a incentivava a estudar matemática, mesmo que seu pai fosse um poeta.

Ada Lovelace e sua obra, que deu origem ao algoritmo de computadores modernos. No século XIX, em 1842, Ada Lovelace desenhou o primeiro algoritmo usado por uma máquina analítica, uma calculadora. O feito possibilitou que, hoje, diversas tarefas sejam realizadas em um computador ao mesmo tempo.

Ada Lovelace: criou o primeiro programa de computador
Isso porque ela elaborou planos de como uma máquina chamada Analytical Engine deveria realizar cálculos. A Analytical Engine foi inventada por seu amigo matemático Charles Babbage – e é considerada o primeiro computador.

Ela é lembrada como uma pioneira da computação e uma figura importante na história da ciência e da tecnologia. Seria Ada a primeira programadora do mundo, tendo escrito o primeiro algoritmo destinado a ser processado por uma máquina, especificamente para a máquina analítica proposta pelo matemático Charles Babbage.

Incentivada pela mãe, Ada estudou matemática e lógica. Ela colaborou profissionalmente com Charles Babbage no projeto Máquina Analítica, o primeiro computador mecânico. Se hoje vivemos cercados de tecnologia por todos os lados, devemos um pouco a ela.

Publicado em 1843, o estudo de Ada Lovelace é considerado um marco na história da ciência da computação. Ela antecipou conceitos fundamentais à programação e descreveu um exemplo específico de algoritmo, considerado o primeiro programa de computador da história.

A contribuição de Ada Lovelace à história da computação
O método desenvolvido para operar a máquina continha o algoritmo para calcular os números de Bernoulli e organizava em grupos várias operações que poderiam ser repetidas ou reutilizadas com o suporte de cartões perfurados.

Ada Lovelace foi a primeira a utilizar um programa em algoritmo e a tomar conhecimento da importância dos algoritmos na construção de um software. Por isso, muitas das evoluções tecnológicas que vieram depois dos estudos de Ada só foram possíveis devido às descobertas dela.

As notas de Lovelace foram classificadas alfabeticamente de A a G, e em uma dessas notas em especial, a nota G, é conhecida como o primeiro programa (algoritmo) de computador do mundo. Era um algoritmo que computava os números de Bernoulli, e isso rendeu a ela o título de primeira programadora da história.

O legado de Lovelace
Nossa sociedade atual não seria repleta de computadores e smartphones, por exemplo, se Ada não tivesse sido tão brilhante na elaboração do primeiro algoritmo da história, que abriu portas para demais cientistas aprimorarem esses conceitos e desenvolverem novas tecnologias.

Legado de Ada Lovelace
As notas de Ada Lovelace só foram republicadas mais de cem anos após sua morte. Apesar de tardio, o reconhecimento por seu trabalho fizeram-na ser referenciada como a primeira programadora da história, uma vez que suas anotações foram observadas como sendo a primeira descrição de um software.

Em 1835, casou-se com Barão William King com quem teve três filhos e que, anos depois, recebeu o título de Conde de Lovelace. Por isso, Ada passou a ser conhecida também como Condessa de Lovelace. Excêntrica, gostava excessivamente de beber e de apostar (atividades que a levaram a perder todo seu dinheiro).

O primeiro algoritmo veio a partir de uma convenção na qual Babbage apresentou o conceito da Máquina Analítica. Depois dessa apresentação, um engenheiro italiano chamado Luigi Menabrea publicou um artigo em francês sobre a máquina.

Em 1822, Charles Babbage projetou a máquina diferencial para cálculos com polinômios. Em 1835, Charles Babbage projetou a máquina analítica, que é um projeto de computador mecânico programável de uso geral empregando cartões perfurados para a entrada de dados e uma máquina a vapor para fornecimento de energia.

A primeira linguagem de programação foi criada por Ada Lovelace em 1843. Ela usou papel para escrever o primeiro algoritmo para um computador, pois não havia computadores na época. Desde então, muitas linguagens de programação foram desenvolvidas e usadas para diferentes propósitos.

1944-45: Plankalkül. Em algum lugar entre 1944-45, Konrad Zuse desenvolveu a primeira linguagem de programação 'real' chamada Plankalkül (Plan Calculus).

Continuar lendo Porque Ada Lovelace?