Por que acontece bloqueio emocional?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O bloqueio emocional nada mais é do que uma defesa do nosso inconsciente para nos proteger do sofrimento. Esse tipo de bloqueio pode ser desenvolvido tanto em contextos pessoais quanto profissionais.

5 passos para se curar de um bloqueio emocional

  1. Compreensão. O primeiro e mais importante passo é admiti-lo! ...
  2. Assumir a responsabilidade. É comum que o ser humano tentar sempre encontrar um bode expiratório para algum problema ou comportamento. ...
  3. Sinta cada emoção. ...
  4. Entenda a origem da emoção. ...
  5. Se recupere.

Manter um diário é uma boa maneira de processar sentimentos. Converse sinceramente com familiares e amigos a respeito de seus sentimentos. Abordar seus sentimentos com outra pessoa é uma válvula de escape sadia que pode ajudar a manter sua saúde emocional equilibrada. Ore pedindo ajuda em vez de soluções.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Teste de Trauma e Bloqueio Emocional (da infância ou da vida adulta) O teste de trauma e bloqueio emocional que você irá fazer agora é um primeiro exercício de autoconhecimento para quem sente que tem alguma coisa errada consigo mesma(o). Importante: esse teste não é uma avaliação psicológica, e nem um diagnóstico.

A dificuldade em conseguir demostrar seus sentimentos através do choro pode estar relacionado com situações passadas que foram percebidas com muita intensidade e que, por pensamentos disfuncionais, você bloqueou, e "segurou o choro", esses pensamentos podem ser: "sempre fui muito tola de chorar por qualquer coisa" ou " ...

Quando o indivíduo tem uma autoestima baixa, é comum que fique avaliando tudo de forma negativa, constantemente. Como resultado, passa a ter uma série de medos e bloqueios. Por exemplo, há o medo constante de ser rejeitado, que pode levar a depressão e isolamento social.

Ela pode ter dificuldades sim relacionais, mas pode também procurar ajuda psicológica para entender os motivos do isolamento, se derivam de baixa auto-estima, medo de rejeição, ou simplesmente do fato de gostar de estar sozinha. O ponto de equilíbrio é o ideal e pode ser conseguido com terapia. Boa sorte.

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. As causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, também pode fazer com que você se sinta “vazio”.

Infelizmente, deixar de amar alguém, pode ser igualmente fácil. Porém, apaixonar-se novamente pela mesma pessoa depois de tê-la esquecido, é extremamente difícil. As pessoas não voltam a amar; elas reconquistam o amor. E essa pode ser uma jornada longa e árdua, mas extremamente recompensadora.

A apatia pode aparecer a qualquer momento. Normalmente, é desencadeada por um acontecimento, ou uma série de acontecimentos, marcante. Problemas físicos, psicológicos, financeiros, amorosos, profissionais… Todos eles conseguem drenar o entusiasmo pela vida, especialmente se forem prolongados.

COMO SUPERAR UM BLOQUEIO MENTAL

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO.
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE.
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO.
  4. REPROGRAME SUA MENTE.
  5. ACALME SEU AMBIENTE.

Como eliminar bloqueios mentais?

  1. 1 – Comece com as pequenas tarefas. Às vezes, experimentamos bloqueios mentais porque estamos tão sobrecarregados com o trabalho que não sabemos por onde começar. ...
  2. 2 – Faça intervalos quando necessário. ...
  3. 3 – Organize seu local de trabalho. ...
  4. 4 – Não se exagere.

Daqui a alguns meses ou anos, você poderá se apaixonar de novo, mas, para isso, é necessário ter controle emocional e estar com o coração aberto. Como lidar com o bloqueio no amor? Quem tem medo de amar e deseja superar essa situação precisa, primeiramente, deve obter autoconhecimento.

Sinais de trauma psicológico

  1. Pesadelos. Não é incomum que o trauma nos faça reviver o evento em nossos sonhos enquanto estamos dormindo. ...
  2. Flashbacks. Assim como os pesadelos, muitas pessoas traumatizadas também sofrem com flashbacks do evento. ...
  3. Ansiedade. ...
  4. Tristeza ou culpa. ...
  5. Sentindo-se entorpecido.

Uma sessão fácil de filme lacrimal, como cantar as nossas canções mais emocionantes, falar ou escrever sobre as nossas emoções também ajuda a desbloqueá-las e a promover o choro”, aconselha.

A incapacidade de chorar pode estar associada a várias causas: desde uma doença até bloqueios emocionais. Portanto, em primeiro lugar, é importante descartar qualquer causa fisiológica.

“Dormência emocional é o processo mental e emocional de reprimir sentimentos e que pode ser sentido como um déficit de resposta e reatividade emocional”, explica a Dra. Mayara Mendez. Geralmente, a dormência emocional resulta em restrições temporárias na capacidade de sentir ou expressar emoções.

Para algumas pessoas que tiveram uma infância difícil, é difícil se lembrar desse período de suas vidas, por isso costumam dizer que não tiveram uma infância. Elas podem ter algumas lembranças soltas, mas que nada que seja relevante o suficiente para construir uma memória significativa.

A maioria de nós não tem nenhuma memória dos primeiros três a quatro anos de nossas vidas – na verdade, tendemos a lembrar muito pouco da vida antes dos 7 anos.