Por que Abraão foi para o Egito?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Na terra de Canaã, Abraão ofereceu sacrifícios, e o Senhor declarou que essa terra deveria ser a terra prometida no convênio abraâmico. Por causa da fome na terra, Abraão decidiu viajar para o Egito.

A Aliança de Abraão com Deus
No capítulo 15 de Gênesis, Deus aparece a Abraão. Tendo este oferecido um sacrifício a Deus, foi-lhe revelado sobre o futuro de sua descendência que suportaria a escravidão por quatrocentos anos e que depois retornaria para a terra prometida.

Abrão saiu do Egito e subiu para o Neguebe, junto com sua mulher, com Ló e com tudo que possuíam. (Abrão era muito rico e tinha muitos rebanhos, prata e ouro.) Do Neguebe, prosseguiram em sua jornada, acampando ao longo do caminho em direção a Betel.

Abrão é um homem que já aceitou o seu fim, não porque é acomodado mas porque não quer colocar outra mulher no lugar de sua amada Sarai. O que Deus quer fazer através dele é tão grandioso, que precisa dele longe de todos e tudo que sempre soube a seu respeito... e dar lugar ao que Deus quer que ele seja.

Daí vem o seu nome, já que hebreu significa “povo do outro lado do rio” Sua história gira em torno da busca pelo seu local sagrado e por fugas de seus opressores, como Egito e Babilônia.

Quando Abraão (Gn 12.15 e seg.) foi ao Egito, o Faraó era Amenemete iii, da 12ª dinastia, segundo algumas autoridades.

Era uma região fértil e bem regada. Terá se estabeleceu lá com seu filho Abrão, sua grande família e seus servos. Gênesis 12:5 sugere que a família prosperou ali. Um tempo depois que eles chegaram, Deus chamou Abrão para prosseguir com sua família para Canaã, distante cerca de 859 km de onde estavam.

Moisés era filho de Amram e Jocabed, da tribo de Levi, uma das 12 tribos que diziam ser descendentes de Abraão.

Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã. O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos.

Durante 40 anos, eles percorreram o deserto do Sinai, onde formaram uma nação e receberam a Torá (Pentateuco), que incluía os Dez Mandamentos e deu forma e conteúdo à sua fé monoteísta.

A família não! Ali ele não conseguiria ser q Deus queria que ele fosse, infelizmente os primeiro a criticar e não acredita no seu potencial vem da família. Na verdade Deus mandou Abraão se afastar dos pais pq eles eram péssimos exemplos e atrasavam a vida dele. Mas ele só saiu de Harã para Canaã depois que Terá morreu.

Grupo Calebe Universal
Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Eles não aceitariam a sua fé. Ouvindo, portanto, a voz de Deus, Abrão deixou a sua terra, a casa de seu pai e demais parentes, e apenas foi com ele seu sobrinho Ló e seus servos (já que era um homem rico e que tinha muitas pessoas a seu serviço).

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.

Houve uma época em que a fome atingiu Canaã e Abraão se dirigiu para o Egito, onde fez fortuna e depois voltou para Canaã e separou-se de Ló, que foi para Leste e entrou com sua família no vale do Jordão, para fixar-se em Sodoma.