Por que a XT 660 saiu de linha?

Perguntado por: afogaca8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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A “XTzona” e suas variantes, como a Ténéré XT 660Z, equipadas com o monocilíndrico de exatos 659,7 cm³ não serão mais produzidas, pois esse moto não atende às novas normas de emissão de poluentes europeias. Como muitos componentes de seu motor eram importados, a Yamaha Brasil também teve de aposentar o modelo.

A Yamaha encerrou a produção no Brasil da XT 660 R em 2018. O fator principal para isso foi a legislação e os custos de fabricação da moto.

A Yamaha XT 660 deixou de ser fabricada em 2018 e foi substituída pela Ténéré 700. No entanto, ainda é possível encontrar modelos usados no mercado por preços variados. Segundo alguns sites especializados , o preço médio da Yamaha XT 660 em 2022 é de R$31.990,00.

20, 30 e 40mil Km.

180 km/h

A velocidade máxima chegou aos 180 km/h; e mesmo assim ela se manteve bastante estável, inclusive nas curvas de alta.

A XT 660 não possui grande autonomia, que não passa de 300 quilômetros, o tanque tem capacidade para 15 litros e o consumo varia entre 18 e 21 km/l.

Enquanto que a XT 660Z utiliza dois discos de 298 mm na dianteira, a XT 660R disponibiliza somente um. As duas motos contam com um disco simples de 245 mm mordendo a roda de trás.

Um dos modelos mais esperados pelos motociclistas em 2023 promete realmente vir para o Brasil. A Yamaha Ténéré 700 chegará em breve, segundo o presidente da Yamaha Motor R&D Europa, Alessandro Ghezzi.

Ao todo, a Yamaha comercializou 30.110 unidades da XT 660R entre 2005 e 2012, uma média de 2.316 motos licenciadas por ano.

Em 2008, a Yamaha MT-03 que chegou ao Brasil usava o mesmo motor da 660 em um conjunto naked e mais urbano.

Assim, o preço da moto XT 660 2023 é de, em média, R$32.000,00.

O preço da Yamaha XT zero pela Tabela FIPE de Agosto de 2023 é R$ 31.699,00. Veja em baixo a desvalorização deste veículo.

E neste quesito não há muito o que se discutir: são 102 cv de potência da Hornet, a 12.000 rpm, contra 77,5 cv a 10.000 rpm da XJ6 N.

28.505,00 - 33.990,00

As Gas ES 700 e EM 700 utilizam o poderoso motor monocilíndrico de 692 cc originário da austríaca KTM, o que as tornam também os modelos com maior motorização na história da marca espanhola. Ele rende 74 cavalos de potência a 8.000 rpm e 73,5 Nm de torque, sempre trabalhando com câmbio de 6 marchas - com quicksifther.

Na cidade, rodou 17,8 km com um litro de gasolina, enquanto a XJ6 percorreu 19,4 km/l. Na estrada, vantagem novamente para a Yamaha que teve consumo de 21,3 km/l, enquanto a Honda consumiu 18,6 km/l.