Por que a voz muda durante o dia?

Perguntado por: ailha4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Por que minha voz muda durante o dia? Porque a tensão do corpo varia e a voz tende a acompanhar nosso estado físico e emocional. A voz também é influenciada pelo ambiente. Por exemplo, em situações de muito barulho, a voz fica automaticamente mais forte e pode se cansar mais rapidamente.

Frequentemente, são pequenos e superficiais, provocados por abuso ou mau uso vocal crônicos, técnica vocal ineficiente; uso profissional da voz; uso crônico da voz em ambiente ruidoso.

A mudança de voz, ou mutação, é a fase da puberdade que ocorre na adolescência e na qual a voz muda e se aperfeiçoa notavelmente. Durante a fase de mudança de voz, a laringe e o músculo vocal crescem e se alargam, tendo como resultado que a voz se torna mais grave.

13 anos de idade

A primeira transformação evidente que a voz sofre ocorre na passagem da infância para a adolescência. Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Ao acordar geralmente a voz fica mais grave, isso ocorre em decorrência do edema (retenção de líquido) nas mucosas que envolvem as pregas vocais (nome científico das cordas vocais).

Pessoas do sexo masculino tendem a iniciar o processo de alteração vocal por volta dos 30 anos de idade, enquanto pessoas do sexo feminino semente iniciam este processo por volta dos 50, quando ocorrem alterações no organismo decorrentes à menopausa.

As três causas mais comuns para ocorrência da voz fina no homem são: Hormonal: baixos níveis de testosterona. Aceitação: o adolescente não se adapta ao novo estilo de voz e acaba optando por manter a voz fina. Psicológica: voz mais infantilizada pelo medo de crescer.

testosterona

O que acontece é o seguinte os hormônios, principalmente a testosterona, têm influência direta no tecido laríngeo (estrutura onde é produzida nossa voz), isso faz com que a voz fica mais grave.

Confira a lista:
Diminua a ingestão de cafeína; Mantenha uma postura corporal adequada; Evite falar muito alto e em excesso; Evite falar em um tom de voz que não é o seu habitual.

Mas não é só isso: gripes, resfriados, alergias, inflamações na garganta, falar por um período longo de tempo e o hábito de fumar também contribuem com o problema. Além das causas já citadas, a rouquidão ainda pode ser causada por refluxo gastrointestinal.

Esse processo, chamado presbifonia, ocorre em geral a partir dos 65 anos. A voz é produzida na laringe, órgão que fica no pescoço e abriga duas pregas vocais. Elas vibram, em média, 100 vezes por segundo nos homens e 200 vezes por segundo nas mulheres a fim de gerar a fala.

Geralmente, a muda vocal ocorre entre os 13 e 15 anos nos meninos e um pouco mais cedo nas meninas, entre 12 e 14 nos e tem duração média de 6 meses.

Ao longo da vida, a voz é modulada por alterações fisiológicas, como as que acontecem na puberdade. Nesta fase operam-se mudanças da sua qualidade a partir de alterações anatómicas e endócrinas próprias. Os rapazes adquirem uma voz mais grave e mais ressonante no final da puberdade, em comparação com o sexo feminino.

Os principais aspectos da voz são a intensidade vocal, a ressonância que consiste no esforço de sons de determinadas frequências e o amortecimento de outras, a entonação que é a variação do tom usado durante a fala, e a qualidade vocal ou timbre da voz.

Olá, para engrossar a voz é possível fazer cirurgia ou fonoterapia. Essa última é menos invasiva e traz resultados. Porém, para definir a conduta consulte um otorrinolaringologista e marque uma avaliação com um fonoaudiólogo especialista em voz.

Por quê? “Nervosismo. Em estado de excitação, a prega vocal estica e a fala afina”, diz Mara Behlau, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Já álcool e cigarro deixam as cordas frouxas e a fala grave.

A voz nasal e fanha decorrem da não passagem do ar pelo nariz, ou da passagem excessiva do ar pelo nariz. Essas alterações são conhecidas respectivamente como rinolalia fechada e rinolalia aberta.

Na maioria dos casos, a rouquidão é uma condição temporária, decorrente de alguma irritação que desaparece em alguns dias. No entanto, quando ela começa a se tornar recorrente ou duradoura, pode estar indicando problemas médicos, que demandam atenção e intervenção.

Antes de um menino chegar na puberdade, sua laringe é muito pequena e suas cordas vocais são pequenas e finas. É por isso que sua voz é mais aguda (fina) do que a de um adulto. Mas como a puberdade, a laringe fica maior e as cordas vocais alongam e engrossam, então sua voz fica mais profunda.

Continuar lendo Em que idade a voz muda?