Por que a vida humana se transformou no período Neolítico?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A atividade agrícola possibilitou a sedentarização dos grupos humanos no período neolítico. E o aumento da oferta de alimentos, com nutrientes resultou em um grande crescimento populacional nesse período.

A Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica foram as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.

A produção de excedentes também aumentou a disponibilidade de alimentos e, com esta, a expectativa de vida. Para preservar a segurança alimentar, os grupos começaram a se instalar em lugares cultivados, passando de nômades para sedentários, estabelecendo assim os primeiros assentamentos humanos.

Revolução do Neolítico. O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.

Período do Neolítico ou da Pedra Polida foi o de maior transformação na vida do ser humano da Pré-História. A sedentarização favoreceu a prática da agricultura. Presença de ritos religiosos.

A revolução agrícola mudou nossa espécie e nosso planeta. À medida que grupos de caçadores-coletores começaram a domesticar plantas e animais, abandonaram a vida nômade, construindo vilas e cidades que duraram milhares de anos.

O Neolítico é o período mais importante da história e um dos mais desconhecidos do grande público. Com a adoção da pecuária e da agricultura foram criadas as primeiras cidades, nasceu a aristocracia, a divisão de poderes, a guerra, a propriedade, a escrita, o crescimento populacional...

Por volta de 4000 a.C., as primeiras comunidades se estabeleceram próximos aos rios, pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Desta forma, ocorreu o processo de sedentarização, isto é, deixaram de ser nômades permanecendo em um lugar fixo.

A agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo.

Revolução neolítica ou Transição Demográfica Neolítica, às vezes chamada de Revolução Agrícola, foi a transição em grande escala de muitas culturas humanas do estilo de vida de caçador-coletor e nômade para um agrícola e sedentário fixo, tornando possível uma população cada vez maior.

Afinal de contas, a agricultura permitia a estocagem de alimentos e o planejamento das colheitas em função das transformações climáticas decorridas ao longo de um tempo. A sobrevivência deixava de lado uma série de riscos para então se transformar em uma ação planejada com base na capacidade intelectual do homem.

Com as mudanças climáticas e o desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas, o nomadismo cedeu espaço para o aparecimento de comunidades sedentárias originárias das primeiras civilizações da Antigüidade.

Significado de Sedentarização
expressão Sedentarização da Espécie Humana. Processo de fixação da espécie humana em determinados lugares, definido principalmente pelo momento em que os indivíduos perceberam que podiam produzir sua própria comida sem ter de se mudar sempre para buscar comida em outros lugares.

Resumo sobre o Período Neolítico
O Período Neolítico, também conhecido como “Idade da Pedra Polida”, porque eram polidas pedras, madeiras e osso, teria se iniciado em aproximadamente 10 mil a.C., perdurando até a descoberta da metalurgia, por meio da fundição de cobre, ferro e bronze.

Cronologicamente, a periodização é a seguinte: Paleolítico: de 2,6 milhões de anos atrás até 10.000 a.C. Mesolítico: entre 13.000 a.C. e 9000 a.C. Neolítico: entre 10.000 a.C. e 3000 a.C.

Paleolítico

A Era do Paleolítico, entre um e dois milhões de anos atrás, foi testemunha da utilização inédita do fogo pelo homem. Nesta época, alguns já moravam em cavernas e vestiam-se com peles de animais, que anteriormente poderiam ter servido como alimento.

A descoberta da agricultura é colocada como uma revolução, na medida em que tal prática estabeleceu uma série de importantes transformações no cotidiano, nas relações sociais e no modo de vida dos homens pré-históricos.

Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida aproximadamente entre 10.000 a.C. e 3000 a.C. Neolítico significa “pedra nova” ou Idade da Pedra Polida.

Período Paleolítico
No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.