Por que a vaca lambe a gente?

Perguntado por: hmenezes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Para o bovino, a língua é instrumento de comunicação. As lambidas liberam hormônios que relaxam. A vaca, por exemplo, lambe a cria depois do parto para mostrar carinho.

Bois enxergam cores? A ideia pronta das pessoas é que o boi não gosta da cor vermelha. Mas a verdade é que ele nem o vermelho consegue enxergar. Segundo o livro “Improving Animal Welfare”, de Temple Gardin, os bois não têm o receptor da cor vermelha na retina.

Os bovinos apresentam a estrutura dos olhos bem parecida com a dos humanos, fato este que o permite distinguir as cores, ou seja, enxergar colorido e não somente branco e preto. Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos.

Eles não podem chorar porque não sabem qual será o seu destino, pelo menos até alguns momentos antes da morte. Muito poucas espécies animais têm choro emocional (elefantes, por exemplo). Para a maioria dos animais, as lágrimas têm apenas uma finalidade lubrificante para o olho.

Há quatro métodos diferentes para checar se as vacas estão grávidas.
...
Depois de 45 a 120 dias, leve-as ao veterinário para checar se estão mesmo grávidas.

  1. Apalpação Retal.
  2. Exame de Sangue.
  3. Teste imunoenzimático ELISA (Enzyme-linked immunosorbent assay)
  4. Ultra-Som.

Então elas emitem um som para expressar seu descontentamento”, disse Nur Ain de Kuala Lumpur. "Ou se for tarde e elas ainda não foram alimentadas, farão algum tipo de ruído para dizer que estão com fome, mas não há como sabermos qual animal em particular.

Se durante esse período você está percebendo que seus bezerros estão mugindo, fique atento, é bastante provável que estejam avisando que estão com fome, o que pode levar a fraqueza, debilidade e desidratação.

2. Gostam de doces. O paladar das vacas é aguçado e pode distinguir os sabores salgado, doce, amargo e azedo. Elas tendem a evitar comidas amargas, pois associam a uma maior probabilidade de o alimento ser tóxico, e preferem o doce, o que pode estar relacionado à quantidade de calorias que elas precisam.

Apesar de preferirem locais escuros para permanecerem, os bovinos não gostam de sair do claro para o escuro, ou de qualquer outra situação que os deixem temporariamente cegos, pelo fato de ter que adentrar ao “desconhecido”.

Outros bichos que enxergam as coisas completamente diferentes de nós são os bovinos. As vacas, aliás, não vêem o verde. Para elas, tudo está em tons de laranja e vermelho. Elas também percebem tudo de uma forma aumentada.

O hábito criou na cultura popular a ideia de que touros ficam particularmente irritados quando vão de encontro à cor vermelha. O veterinário Guilherme Dominichelli explica que isso não faz o menor sentido: “Eles sequer reconhecem a cor vermelha porque são daltônicos”.

Bois e vacas são brincalhões! Eles adoram jogar bola e correr, e brincam até mesmo com animais de outras espécies. No entanto, os bezerros afastados de suas famílias cedo e que recebem menos leite tendem a brincar menos, bem como adultos submetidos a situações negativas e de privação.

Não é verdade que os cães enxerguem em “preto e branco”. O mundo dos cães é feito de tons de amarelo e azul, além do preto e branco. Isso faz com que eles não consigam captar tons relacionados ao vermelho, o que restringe, mas não limita o colorido do mundo dos cachorros.

Observar a arcada dentária é um método eficiente. Pois, pelo desgaste dos dentes, indica a idade, a partir da mastigação de ração. Isso significa que quanto menos desgastado e mais conservado, mais novo é o animal. Os dentes incisivos são os que determinam a idade do animal.

Para Roberto, uma vaca feliz precisa ter disponibilidade de comida 20 horas por dia, seja no pasto ou no cocho, água limpa à vontade e condições para ficar deitada, ruminando, pelo menos 13 horas por dia.

E mais, os bovinos ainda podem apresentar:

  1. apatia;
  2. infertilidade;
  3. pelos arrepiados;
  4. urina com a coloração escura;
  5. menor ganho ou perda de peso;
  6. diminuição ou suspensão da lactação;
  7. redução nos movimentos de ruminação;
  8. sinais nervosos de incoordenação motora.

Anorexia, coceira, coordenação deficiente, claudicação, hipersalivação, aparência de asfixia e gritos são alguns dos sinais de raiva em bovinos”, disse Douglas. Os animais afetados também podem apresentar comportamento agressivo, espasmos musculares, convulsões e ansiedade.

É popularmente chamada de vaca maninha.
...
Nas fêmeas, os sinais são os seguintes:

  1. clitóris hipertrofiado;
  2. presença de pêlos longos na vulva;
  3. vagina mais curta;
  4. pescoço e espáduas musculosos;
  5. ovários pouco desenvolvidos;
  6. sistema mamário pouco desenvolvido.