Por que a Ucrânia tem tanta importância para a Rússia?

Perguntado por: egomes8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

"A Ucrânia é a fronteira ocidental da Rússia. Quando os russos foram atacados pelo oeste durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, foi o território da Ucrânia que os salvou. Inimigos tinham que percorrer mais de 1,6 mil quilômetros para chegar a Moscou.

O movimento de Zelensky solidifica um dos temores iniciais que a Rússia usou como justificativa para invadir a Ucrânia em primeiro lugar: Putin argumentava que a Otan — aliança militar que une países europeus e da América do Norte — via Kiev como estratégica para isolar a Rússia em seu território.

As relações entre Rússia e Ucrânia referem-se às relações entre a Federação Russa e a Ucrânia. Atualmente, os dois países estão envolvidos na Guerra Russo-Ucraniana, que começou em 2014 após a anexação russa da Crimeia.

Rússia e Ucrânia são dois dos maiores exportadores mundiais de cereais, especialmente trigo e girassol, e desde o início da guerra as exportações ucranianas têm sido severamente afetadas pelo conflito, especialmente dado que a Rússia controla as águas do Mar Negro, em cuja costa ficam os principais portos ucranianos.

A Ucrânia é o quarto maior exportador de grãos do mundo. Produz 42% do óleo de girassol do mundo, 16% do milho e 9% do trigo. Além disso, as remessas de trigo da Rússia - o maior exportador mundial - tiveram queda.

Diversidade dos produtos. Boa qualidade do que está se adquirindo. Estreitamento da relação com outros países. Giro de mercado.

As motivações de invasão e anexação da Crimeia pela Rússia envolvem questões históricas, políticas, econômicas e culturais. Essa região apresenta importância geoestratégica em áreas comerciais e militares.

De janeiro a setembro de 2022, foram importados 94,872,161,068 kg em mercadorias da Rússia. Neste período, um dos principais produtos que o Brasil importou da Rússia foram os insumos para fabricação de fertilizantes e adubos.

A Otan (sigla que significa Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança formada por 30 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido e França (veja lista completa abaixo). A organização foi criada em 1949, no período da chamada Guerra Fria, sob a liderança dos EUA em oposição à extinta União Soviética.

Ao mesmo tempo, em 1999, os russos desconfiaram das intenções da Otan, com o bombardeio de Kosovo", afirma o historiador, mencionando as guerras de independência e reconquista da zona separatista da Chechênia e a incursão militar humanitária da Otan contra os iugoslavos, que atacou a área sem agressão a membros da ...

No caso da Otan, a finalidade da aliança era lutar contra a expansão do comunismo e retaliar qualquer ataque soviético contra seus países-membros. Eram eles: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Reino Unido.

  • Belarus. Desde 1990, Belarus é um dos aliados mais leais da Rússia. ...
  • Cazaquistão. Para Putin, o Cazaquistão é “um dos aliados e parceiros estratégicos mais próximos da Rússia”, como afirmou em outubro de 2015, durante uma reunião com o movimento juvenil russo Nashi, fundado por ele. ...
  • China. ...
  • Armênia. ...
  • Hungria. ...
  • Sérvia. ...
  • Venezuela.

Baixas militares
Quase 180.000 soldados russos mortos ou feridos e quase 100.000 militares ucranianos: este é o balanço, segundo a Noruega, da guerra para os dois exércitos.

A localização da usina é estratégica por ficar um pouco abaixo da fronteira com a Belarus —aliada da Rússia na guerra— e a apenas 120 km de Kiev, capital da Ucrânia.

A Rússia é o sexto país de quem o Brasil mais compra produtos: foram US$ 5.69 bilhões em importações em 2021, segundo o ComexStat. De fato as Importações da Rússia geram um valor consideravelmente alto para o Brasil.

Tanto a Rússia como a Ucrânia têm papeis estratégicos nos mercados internacionais de produtos básicos. Ambos são grandes exportadores de produtos como trigo e cereais, petróleo, gás natural, carvão, ouro e outros metais preciosos.

Dentre os maiores produtores, destacam-se 1) União Europeia (139 milhões de toneladas), 2) China (136,9 milhões de toneladas), 3) Índia (109,5 MT), 4) Rússia (72,5 MT), 5) EUA (44,7 MT), 6) Ucrânia (33 MT), 7) Austrália (31,5 MT), 8) Paquistão (27 MT) 9), Canadá (21 MT) e 10) Argentina (20 MT).

a China

China. Com 585 milhões de toneladas de grãos produzidos anualmente, a China é a maior produtora da categoria do mundo. A marca representa 19,2% da produção internacional e é praticamente toda redirecionada para o abastecimento interno do país.