Por que a tomada de 3 pinos?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O terceiro pino serve para segurança dos eletrodomésticos e do usuário. Ele é responsável por levar a energia excedente para o solo, desmagnetizando o aparelho e evitando acidentes ou problemas maiores.

Então, se você retirar o “pino terra” poderá deixar seu equipamento exposto a problemas da rede de energia, isto é, correndo risco de queimar em casos de queda de energia elétrica. Isso vale para todos os aparelhos e equipamentos eletrodomésticos que já vêm com o pino terra por conta do padrão.

O terceiro pino serve para aterramento e é importante para eletrodomésticos como geladeiras e máquinas de lavar roupa. Mas para isso funcionar é preciso que o prédio ou casa em questão tenha o aterramento – o que não ocorre em parte do país. Assim, para muita gente, o terceiro pino não tem utilidade alguma.

Mesmo após quase dez anos da obrigatoriedade do padrão de tomada de três pinos no Brasil, o assunto sempre volta a ser discutido. Muita gente não entende ou não conhece a história por trás do padrão do plugue.

Tomadas com 2 pinos podem pertencer à aparelhos com Dupla Isolação, mas confira antes! No caso de uma falha elétrica interna nestes aparelhos a carcaça não fica energizada, o que garante a proteção do usuário contra choques elétricos.

“A implantação do novo modelo de tomadas brasileiro teve como intuito dar mais segurança aos aparelhos que necessitam de aterramento, uma vez que o terceiro pino realiza a ligação com o condutor terra.

De acordo com a norma da ABNT NBR 14136, a posição correta de uma tomada é com o cabo terra no ponto central superior, com o neutro à esquerda (se houver) e a fase à direita.

NBR 14136

Qual é o tipo de tomada usado no Brasil? As tomadas compatíveis com as brasileiras correspondem ao padrão NBR 14136, que têm três pinos, indicada para aparelhos que demandam aterramento. O único país que usa o mesmo modelo que o brasileiro, chamado de “universal”, é a África do Sul.

Os plugues do tipo N, usados no Brasil e na África do Sul, possuem dois pinos redondos e um terceiro pino de aterramento. Já os plugues do tipo C contam com dois pinos redondos e são adotados em países da Europa, Ásia e África.

Esta do meio, leva o nome de Pino Terra e serve para isolar cargas maiores de energia que não são utilizadas pelo aparelho e podem danificá-lo.

A importância deste pino extra é óbvia: proteger o seu eletrodoméstico de problemas da rede elétrica, como sobretensão e fugas de tensão.

Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.

O novo padrão de plugues e tomadas veio para garantir o mais importante: a segurança de seus usuários. Essas mudanças ajudam a eliminar o risco de choques elétricos e a evitar acidentes graves. Por conseguinte, não haverá a necessidade de comprar inúmeros adaptadores, facilitando também a sua rotina.

Tipos de tomadas EUA
Tanto nos Estados Unidos como no Canadá, são adotados como padrão os modelos de tomadas dos tipos “A” e “B”, caracterizados pelos dois pinos achatados, que também são muito utilizados no Japão e Coréia do Sul, com pequenas diferenças no tamanho dos pinos.

O padrão de tomada na Europa não é o mesmo para todos os países, pelo contrário, são usados diversos tipos de tomadas elétricas por lá. Mas, quase todos os países europeus, com exceções de alguns, utilizam o padrão de tomada do tipo C ou do tipo F, os dois tipos com dois pinos redondos.

O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.

Inglaterra, Escócia, Irlanda – Tipo G. É considerada a tomada mais segura do mundo e é utilizada também em Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Hong Kong, Malásia e Uganda. O plugue tipo G consiste em três triângulos que formam o desenho de um triângulo, e o mesmo possui um fusível.