Por que a terceirização tende a favorecer formas de trabalho?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

Resposta. Em primeiro lugar, a reestruturação produtiva, que se configura após meados dos anos 70 com suas variadas formas de flexibilização e desregulamentação, acarreta transformações radicais no interior do processo produtivo, do processo fabril e também do setor de serviços.

A terceirização pode gerar diversas vantagens quando é usada dentro da estratégia de negócio das empresas. Ao terceirizar parte de suas atividades, as empresas tornam seus processos mais eficientes e competitivos, agregando competência e qualidade técnica para suas entregas e etapas de produção.

DA TERCEIRIZAÇÃO
Maior agilidade nas decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento, favorecimento da economia de mercado, otimização dos serviços, redução dos níveis hierárquicos, aumento da produtividade e competitividade, redução do quadro direto de empregados.

A precarização dos vínculos empregatícios tem um caráter expansivo que provoca tanto a desestabilização quanto a segmentação do mercado de trabalho e se reflete no agravamento das desigualdades sociais (Linares, 2013).

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2018, existem diversos motivos para que as pessoas desistam de procurar trabalho: não encontrar trabalho na localidade, não conseguir trabalho por ser considerado muito jovem ou idoso, não ter experiência profissional ou qualificação.

A precarização do trabalho no Brasil tem sido analisada, buscando destacar as alterações no mercado de trabalho – crescimento da informalidade, de formas flexíveis de contratação, e do desemprego em determinados setores e ocupações – e suas implicações para o indivíduo.

Positivo: Haverá maior competitividade da economia e geração de empregos formais com o estímulo a contratação de empresas especializadas. Negativo: Em tese, os empregos já existem.

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

O exemplo mais comum de terceirização é a contratação de empresas de limpeza para realizar faxina em lojas, escritórios e fábricas. Nesse caso, os profissionais são enviados aos locais dos contratantes e realizam o serviço lá, porém são pagos pelas empresas terceirizadas, que recebem dos contratantes.

Atitudes Positivas no Trabalho

  • 2.1 Trabalho em equipe.
  • 2.2 Respeito.
  • 2.3 Atenção.
  • 2.4 Bom relacionamento interpessoal.
  • 2.5 Comprometimento.
  • 2.6 Organização.
  • 2.7 Ética.
  • 2.8 Proatividade.

De acordo com Anna Taboas, membro do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes do Rio de Janeiro, a terceirização no Brasil representa precarização, pois as jornadas são excessivas e a mão de obra é desqualificada. — O empregado não tem jornada flexível e variada como o terceirizado.

Resumo: O uso da terceirização é pratica comum nas empresas, e consiste no repasse de determinadas atividades empresariais para outras empresas, em tese mais especializadas, visando a redução de custos e flexibilização dos trabalhadores.

Para o precariado, o principal inimigo é o Estado. Isso não significa apenas o governo, ainda que seja fundamental, mas inclui outras instituições. É o Estado que dá forma a políticas sociais, que força as pessoas do precariado a se comportarem de certas maneiras ou que bloqueia certas atividades.

Eles avaliam a situação atual da classe trabalhadora num cenário de grandes dificuldades agravadas pela pandemia. Queda na renda, desemprego em massa, informalidade e a chamada "uberização" são alguns dos temas.

Os prejuízos para o trabalhador não se findam somente no plano físico e social, mas também no plano psicológico, com adoecimentos como a depressão, estresse, ansiedades, doenças psicossomáticas, síndrome de Burnout, e até mesmo o suicídio.

Entende-se por precarização do trabalho também o processo que instaura condições permanentes de instabilidade, insegurança, competição entre os trabalhadores e fragmentação dos coletivos de trabalhadores e que tem como principais características o desemprego estrutural, a informalidade, a terceirização, precárias ...

Estas incluem o aumento da violência no trabalho, a elevação do estresse, o surgimento da síndrome de burnout, além de outros tipos de sofrimento físico e mental.

Causas do trabalho informal
Nas últimas décadas, o fator urbanização ampliou a ocorrência das atividades informais nas médias e grandes cidades, destaque também para o aumento do desemprego, outro fator preponderante causador da amplicação das atividades informais no Brasil.

O termo precarização do trabalho descreve a situação de emprego pouco ou não padronizado, assim como temporário, que, majoritariamente, é mal remunerado, inseguro, desprotegido e que gera renda salarial incapaz de sustentar um indivíduo ou uma família.

Outro efeito deletério da terceirização é a redução do tempo de permanência no emprego e aumento da rotatividade da mão-de-obra terceirizada. Segundo o dossiê DIEESE/CUT, “a permanência no trabalho é de 5,8 anos para os trabalhadores diretos, em média, para os terceiros é de 2,6 anos.