Por que a teoria de Lamarck nos dias atuais não é mais aceita?

Perguntado por: rpaiva8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Apesar de Lamarck ter percebido que o meio exercia influência sobre as espécies, ele não conseguiu explicar como isso acontecia. É claro que Lamarck não contava com os conhecimentos a respeito de genética que temos nos dias atuais, fato que acabou resultando em falhas nas suas ideias.

Entretanto, hoje sabemos que Lamarck estava errado em muitos pontos, pois suas teorias possuem vários furos, como por exemplo: se um homem malha muito, ele vai desenvolver seus músculos e ficar extremamente forte, mas quando ele tiver um filho, esse não nascerá malhado também, o que contradiz a Lei da Herança dos ...

Resposta. A lei do uso e desuso, que dizia que quanto mais usamos um orgão, mais esse orgão se desenvolveria, essa teoria não é aceita, pois se fosse desse jeito, os idosos não teriam vistas enfraquecidas porque usaram seus olhos durante toda a vida.

O principal erro da teoria de Lamarck é a falha ao explicar como as características adquiridas são passadas aos descendentes. Porém, é importante ressaltar a sua contribuição para a evolução, já que foi o primeiro a questionar o fixismo e introduzir a ideia de adaptação dos organismos.

A teoria de Lamarck foi descartada porque não ficou comprovada a hereditariedade de caracteres adquiridos ou modificações de órgãos e estruturas pelo uso ou desuso. Darwin sugeriu que haveria uma seleção natural de indivíduos mais bem adaptados a uma determinada situação ambiental.

Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos.

Com o desenvolvimento da genética, as explicações para a hereditariedade foram surgindo e, atualmente, o neodarwinismo é a teoria evolutiva mais aceita entre os cientistas e estudiosos.

Quem disse que ele estava errado? Ele só errou o alvo. A evolução das espécies não acontece do jeito bacana que ele sugere, com a natureza recompensando os esforços dos pais com essa herança passando para seus filhos e lhes facilitando a vida. Mas outras áreas de nossa vida funcionam assim sim.

As ideias de Lamarck foram muito contestadas e as principais críticas foram que a lei de uso e desuso embora válida para alguns órgãos, exemplo os músculos quando não são usados atrofiam, não explicavam todas as modificações e o facto de Lamarck considerar que a matéria viva tinha uma predisposição natural para se ...

Anatomia e embriologia comparadas Fósseis Page 2 A transmissão do caráter adquirido é o ponto negativo de Lamarck, isto é, os seres vivos transmitem aos seus descendentes apenas o material genético dos gametas.

Uma nova pesquisa comandada por biólogos da Universidade de Bath, no Reino Unido, aponta que Charles Darwin errou em seu entendimento sobre a seleção sexual, que são as características que explicariam o porquê, por exemplo, de pavões machos terem caudas tão extravagantes.

Resposta: Porque Lamarck acreditava na sua teoria mais não conseguiu provar diferente de Darwin que acreditava em sua teoria e conseguiu provar.

Apesar da distinção das duas teorias, Darwin e Lamarck acreditavam que a vida estava mudando com o passar do tempo e que os seres vivos precisavam se adaptar ao ambiente. Além disso, compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu de organismos mais simples para mais complexos.

Lamarckismo e Darwinismo
Em comum, os dois naturalistas buscaram compreender os mecanismos da evolução dos seres vivos. Como vimos, as teorias de Lamarck falharam ao considerar que o maior uso de um órgão irá desenvolvê-lo e que essas características adquiridas ao longo da vida seriam transmitidas aos descendentes.

O neodarwinismo ou teoria sintética da evolução é uma teoria baseada na teoria da evolução de Darwin e acrescida de conhecimentos científicos, principalmente, no campo da genética. No famoso livro A origem das espécies, Darwin explicou suas ideias de ancestralidade comum e seleção natural.