Por que a televisão pode ser considerada um problema?

Perguntado por: acorte5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Segundo uma nova revisão de estudos da Escola Norueguesa de Ciências do Esporte, assistir a três horas ou mais de televisão por dia está associado a um aumento de 93% no risco de morte por qualquer causa. Esse dado é particularmente preocupante para nós brasileiros.

A televisão é ainda, o meio utilizado, por excelência para obtenção de informações. É através dela, principalmente, que as pessoas entram em contato com os outros mundos, outros povos e culturas. O educador tem que perceber que a educação tem um alto componente comunicativo.

Assim, paralisa o desenvolvimento de pensamentos críticos e avaliativos que se desenvolvem em outras formas de diversão, além de influenciar crianças e adolescentes com cenas de violência, maldade, psicopatia e sexo explícito a todo o momento e sem qualquer responsabilidade.

Quase sempre a programação televisionada está impregnada de sexo vulgar, horror, violência, prostituição, traições conjugais e de toda ordem de crimes e pecados. A qualquer momento que se liga a TV, ela está nos oferecendo os seus múltipços ensinamentos de crime, corrupção e de erotismo compulsivo.

6) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas? a) Beneficamente: Passando notícias atuais e com credibilidade. b) Maleficamente: A TV limita a imaginação por não exigir esforço das funções cognitivas. Telespectadores assíduos tendem a ler mais vagarosamente do que usuários moderados, segundo pesquisas.

Assistir à televisão pode ter um efeito ruim na nossa visão. Devido ao aparelho de TV, evitamos preferir interagir socialmente com nossos bons amigos e parentes. Um grande número de vezes que as crianças tentam reproduzir algum trabalho que viram na televisão, o que pode ser perigoso em seu nome.

Televisão no quarto faz mal à saúde. A luz da tela, à noite, suprime a fabricação cerebral de um neurohormônio importantíssimo chamado melatonina. Acontece que o processo de fabricação de melatonina, no nosso cérebro, equilibra o neurotransmissor serotonina.

Maior velocidade de transmissão das notícias e amplitude de distribuição da informação são os aspectos positivos da modernização da televisão, já os negativos é a tentativa de controlar a opinião pública.

Isto porque o aumento do tempo de exposição das pessoas ao conteúdo divulgado pela TV pode influenciar suas escolhas e seus hábitos alimentares, contribuindo para adesão a costumes alimentares saudáveis que promovam a saúde, ou para intensificação do sedentarismo e do consumo inadequado de alimentos.

Aquilo que é apresentado na telinha torna-se verdade absoluta para aqueles que não possuem outros referenciais informativos ou repertório que lhes permita fazer uma leitura crítica do meio. Neste caso, portanto, a TV é um meio de comunicação ditador de regras, modas e estilos.

Informar, entreter e disseminar cultura. A TV é o eixo fundamental das transformações sociais nos últimos 80 anos. Foi por meio desta ferramenta que o mundo pôde compreender os principais movimentos políticos, sociais e culturais ao redor do mundo.

Juntas, as descobertas dos pesquisadores sugerem que as pessoas que relatam quantidades moderadas ou excessivas (altas) de assistir TV experimentam maior declínio cognitivo e redução da massa cinzenta em seus cérebros mais tarde na vida.

As informações recebidas pelas mais diferentes mídias, principalmente pela televisão, exercem forte influência nos hábitos e costumes da população com grande poder de manipulação, ditando regras de conduta e de consumo, constituindo-se num importante veículo de transmissão de informação e de formação de opinião, pois ...

A verdade é que, no parecer de muitos especialistas, o uso das redes sociais — incluindo aplicativos de mensagens instantâneas — pode chegar a criar sérias dependências com suas respectivas consequências: ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, distanciamento da vida real e das relações familiares, perda de ...

A violência relacionada à tecnologia é uma forma de VCM que se manifesta no contexto destas novas tecnologias. As TICs podem ser usadas para perpetrar violência de várias formas. Os perpetradores de violência utilizam telefones móveis e Internet para seguir, molestar e vigiar os movimentos e atividades das mulheres.

O uso da televisão como recurso pedagógico, pode ser utilizado, a priori, como forma de atração, de sedução pelas imagens, sons e movimentos, e no decorrer do processo se transformar em recurso didático capaz de fazer uma interligação entre as disciplinas, os acontecimentos sociais, políticos e culturais locais e ...

O Programa TV Escola surgiu como um recurso pedagógico para fazer da escola um espaço de aprendizagem dinâmico e prazeroso, além de democratizar o saber e estimular mudanças de mentalidade de educadores e educandos.