Por que a Suíça é um país tão caro?

Perguntado por: dconceicao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Um país estável, moeda estável e segurança: muitas coisas funcionam bem na Suíça. Um fatores que explicam a situação do país é a alta confiança que... Outra explicação para os altos preços é a existência de monopólios estatais, em setores que ainda não foram privatizados ou pouco.

Assim, para viver bem na Suíça (dependendo da cidade), você deve ter pelo menos CHF 4.000-5.000 de renda.

A Suíça apresenta um ótimo desempenho em muitas dimensões de bem-estar em comparação a outros países no Índice para uma Vida Melhor. A Suíça está acima da média nos quesitos: renda, trabalho, educação, saúde, qualidade do meio ambiente, conexões sociais, segurança e satisfação com a vida.

A renda bruta média de todos as familias suíças foi recentemente de CHF 9.951 por mês, CHF 119.412 por ano. Isto corresponde a cerca de EUR 9.209 por mês, EUR 110.424 por ano. Na Alemanha, as familias têm, em média, apenas um pouco menos da metade (aproximadamente) Onde você ganha mais na Suíça?

Qual é o maior salário mínimo do mundo? Em Janeiro de 2023, o salário mínimo no cantão de Genebra foi aumentado para 4368 francos suíços brutos, perto de 4400 euros. Este é, de momento, o salário mínimo mais elevado do mundo.

A Suíça – ou Confederação Suíça – é um dos países mais desenvolvidos do mundo. O território está localizado na região da Europa Central e conta com uma população de mais de 8,7 milhões de habitantes. Culturalmente, é muito forte a gastronomia na Suíça, com seus famosos queijos e chocolates de altíssima qualidade.

Custo de vida elevado
Custos com alimentação, transporte, lazer, são todos bastante elevados na Suíça e podem ser até três vezes maiores do que em outros lugares na Europa. Apesar dos altos salários compensarem o custo de vida, sabemos que esta é uma desvantagem bastante citada pelos estrangeiros.

alemão

O multilinguismo é um aspeto importante da identidade da Suíça. O alemão é o idioma principal para mais de 60% da população. Na verdade, trata-se de uma mistura de dialetos alemânicos, englobados no termo "suíço alemão". O francês é o idioma principal na Suíça francesa, a chamada Romandia.

Os aspectos como alto nível de educação, presença de empresas importantes, acesso a um sistema de saúde privada eficiente repercutem no alto custo de vida do país. As pessoas que desejam morar na Suíça devem conseguir autorização do governo suíço para viver e trabalhar no país.

30 CHF

A cozinha suíça é diversificada e abrange refeições muito diferentes, portanto, os preços variam muito também. Os cardápios de almoço, no valor de 25 a 30 CHF (refeição por pessoa), são mais baratos que o jantar. À noite, um prato principal "à la carte" custa entre 20 e 50 CHF.

O cantão (estado) mais barato para morar é Appenzell-Innerrhoden, predominantemente rural e de baixa densidade populacional.

Bom dia / Boa tarde (geral, para salutar) - Guten Tag! Bom dia (quando se vê a pessoa pela primeira vez durante a manhã) - Guten Morgen! Boa noite - Guten Abend! Olá / Oi - Hallo.

Na Suíça e também em algumas regiões da Áustria a saudação Bom Dia é feita através da palavra Servus.

De acordo com dados oficiais do Ministério das Relações Exteriores - MRE (2016) da última contagem existem em torno cerca de 81.000 brasileiros residentes na Suíça.

Não há muitas profissões em que se possa quebrar a marca de 10.000 francos por mês. Isto só é possível com as profissões realmente mais bem pagas: Médicos, pilotos, gerentes, advogados ou mesmo consultores de gestão podem conseguir tal salário.

A carga horária máxima permitida na Suíça é entre 45 horas e 50 horas semanais, dependendo do setor. Podendo ser menor, conforme acordos coletivos.

As empregadas domésticas na Suíça deverão receber um mínimo de CHF19,50 ($20,90) por hora a partir de 2023.