Por que a Suíça é o melhor país do mundo?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 4 votos

A Suíça é o melhor país do mundo com base na sua atitude em relação à educação, à democracia, às empresas e à qualidade de vida, segundo uma pesquisa americana.

Economia da Suíça
A Suíça é um dos países mais ricos do mundo e tem no terceiro setor sua principal fonte de recursos. A economia é de mercado e bastante próspera, com um PIB (Produto Interno Bruto) per capita maior que as grandes economias da Europa Ocidental.

0,962

Com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,962 a Suíça é uma das economias altamente desenvolvidas de acordo com a definição da ONU. Levando em conta a paridade do poder de compra, a Suíça é um dos 10 países mais ricos do mundo.

A Suíça – ou Confederação Suíça – é um dos países mais desenvolvidos do mundo. O território está localizado na região da Europa Central e conta com uma população de mais de 8,7 milhões de habitantes. Culturalmente, é muito forte a gastronomia na Suíça, com seus famosos queijos e chocolates de altíssima qualidade.

A Suíça é um país incrível país da Europa Central. Conhecida pelos seus queijos e chocolates, setor bancário, estações de esqui e muito mais, com certeza vale a pena saber mais sobre a cultura da Suíça.

Desbancado pela Suíça da primeira posição entre os países mais amados do planeta no ano passado, o Canadá deu a volta por cima e retornou ao topo do ranking.

No topo da lista como o lugar mais bonito do mundo está Bali, na Indonésia. O país asiático abriga mais de 17 mil ilhas e incríveis paisagens naturais de tirar o fôlego.

“Cada vez mais pessoas não conseguiam garantir a própria subsistência, mesmo tendo um emprego.” Os clientes são aqueles considerados pobres na Suíça: pessoas de baixa renda, endividados e dependentes do serviço social ou de programa de complementação de renda por invalidez ou aposentadoria.

A taxa de pobreza entre a população trabalhadora era de 4,2%. O relatório também revelou que uma em cada oito pessoas (12%) disse ter dificuldades para pagar as contas. Uma em cada cinco (quase 21%) não seria capaz de administrar uma despesa inesperada de CHF2.

Custos com alimentação, transporte, lazer, são todos bastante elevados na Suíça e podem ser até três vezes maiores do que em outros lugares na Europa. Apesar dos altos salários compensarem o custo de vida, sabemos que esta é uma desvantagem bastante citada pelos estrangeiros.

O setor industrial atua principalmente em tecnologias avançadas, como a microtecnologia, a biogenética e o setor farmoquímico. Em razão dos avanços econômicos e da estabilidade política, a Suíça possui um dos mais altos padrões de vida, possuindo o nono melhor IDH do mundo.

O alemão é o idioma principal para mais de 60% da população. Na verdade, trata-se de uma mistura de dialetos alemânicos, englobados no termo "suíço alemão". O francês é o idioma principal na Suíça francesa, a chamada Romandia. O italiano é o idioma principal no Ticino e numa parte do cantão dos Grisões.

O cantão de Genebra, na Suíça, fez um referendo em 2020 e as pessoas votaram para fixar o salário mínimo mais alto do mundo. Desde então, o valor estipulado é de CHF 23 francos suíços por hora. Isso significa que um trabalhador de tempo integral ganha ao menos CHF 45.264 por ano.

A Suíça é a fantástica fábrica de chocolates
Afinal, foi na terra dos alpes que surgiram algumas das marcas de chocolates que o mundo inteiro ama. Nomes como Toblerone, Lindt e Milka, famosos até aqui no Brasil, começaram suas histórias na Suíça.

O governo suíço define sua neutralidade publicamente, incluindo em seu site oficial. As regras são básicas: além de não entrar em guerras, o país não pode permitir que nações em conflito usem seu território e tampouco deve fornecer mercenários para outros países.

Se o franco fica mais forte, a Suíça se torna mais cara e nosso nível de preços aumenta. Mas é interessante notar que ao longo dos anos a paridade do poder de compra aumenta lentamente, mas seguramente os preços suíços estão se aproximando muito lentamente do nível europeu.

Defesa em alta e alerta com dependência. — Ponto forte da Suíça é a defesa.

Uma das curiosidades da Suíça é que no país existem cerca de 400 variedades de queijo, sendo o Gruyère o mais famoso. O vinho suíço também tem uma produção relevante: cerca de 200 milhões de litros são produzidos anualmente. Todavia, menos de 3% desta quantidade é destinada à exportação.

vaca

A vaca com chifres, símbolo nacional da Suíça, que aparece em postais e caixas de chocolate e faz parte da paisagem alpina, vai a referendo no domingo.

Estados Unidos

Estados Unidos
Os EUA lideram entre os países preferidos dos brasileiros.