Por que a sogra de Pedro estava doente?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

A Bíblia diz que a sogra de Pedro estava com uma febre muito alta quando Jesus a encontrou. Jesus repreendeu a febre e aquela mulher foi imediatamente curada.

A sogra de Pedro logo que foi curada passou a servir. Ou seja, Jesus devolveu a ela o privilégio de servir. Que lição tremenda!

Ana Barroso

Sara (Ana Barroso), sogra de Simão Pedro (Petrônio Gontijo), está prestes a morrer, em "Jesus". Ela teve um desmaio e vem se mostrando muito fragilizada.

Aprendemos com a Palavra de Deus que a Sogra de Pedro com confiança ela estendeu a mão para Jesus. Um ato de fé, segurança e confiança. Ela Jesus tomou-a pela a mão e por certo podemos observar que foi recíproca.

Rute 1:14. “Elas, então, começaram a chorar alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela”.

Mateus 10:4 Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, o mesmo que traiu a Jesus. Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, o mesmo que traiu a Jesus. Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

Pedro vivia com sua mulher e sua sogra em Cafarnaum, na margem do Lago Genesaré, onde exercia a profissão de pescador, estendendo a sua ação de pesca no Mar da Galiléia.

Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

Marcos cita como primeiro milagre a cura do endemoninhado, em Cafarnaum (Marcos 1,21-28), e logo em seguida a cura da sogra de Pedro. Essa mesma sequência aparece em Lucas (veja 4,31-38).

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

A Bíblia não cita o nome da mulher de Pedro. Tradições religiosas dizem que se chamava Porfirea, apesar de não terem provas para essa hipótese.

Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”. Ele não tinha consciência de como o Senhor o conhecia. Jesus conhecia toda a história dele, sabia de sua personalidade, que falava impulsivamente.

Maria de Cléofas

Para a maioria das denomimações cristãs, foi mãe de Tiago, Judas Tadeu, Simão e de algumas mulheres não nomeadas na Bíblia. Maria de Cléofas é mencionada como sendo a mãe dos irmãos de Jesus pelos Católicos, devido ao fato do nome de seus filhos serem os mesmo mencionados pelo evangelista Mateus.

Martírio. Segundo o cronista cristão Hegésipo, o apóstolo Simão teria sofrido seu martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos. As versões sobre seu martírio são duvidosas, teria ele morrido na cruz ou teria sido queimado em uma fogueira, na Armênia.

E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os.

Todo o capítulo de 1 Pedro fala de provações ou sofrimento, e Pedro ensina que perseverar pacientemente durante as provações é “mais [precioso] do que o ouro” e que os crentes obterão “a salvação das [suas] almas” (1 Pedro 1:7, 9).

3- Qual foi o tema da pregação de Pedro após o milagre do coxo? R. Logo depois, o apóstolo Pedro aproveitou a ocasião do milagre para pregar a respeito da morte e da ressurreição de Cristo, enfatizando que o enfermo recebeu “perfeita saúde” em nome de Jesus (At 3.16).

Há sogras que aproveitam a proximidade para dar palpites, tomar partido, tentar resolver situações sem a permissão do casal, e pode atrapalhar a harmonia da familia. Mas a proximidade no sentido de auxiliar no crescimento do neto, trocar experiências, podem ser válidas.

Segundo o especialista, a disputa entre nora e sogra inicia porque algumas mães criam expectativas grandes demais para o filho e não deixam o garoto crescer. “É como se ele pertencesse somente a ela e, por isso, a nora acaba ameaçando esse tipo de relação”.

Rute mostrou sua feroz lealdade e amor ao se recusar a deixar sua sogra sozinha em uma situação tão terrível.