Por que a saudade dói tanto?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

A saudade dói porque ela é um apelo para se voltar ao passado, mesmo sabendo que o tempo só corre para frente (ao menos no nosso entendimento). A saudade dói porque ela bate no que já foi bonito, trincando, amassando, apagando, bem lentamente.

Como a saudade, nostalgia e melancolia são respostas emocionais ao tempo da vida humana. É uma experiência emocional de estar se sentindo fora do seu lugar. Na nostalgia, o individuo revive o passado dando um maior peso aos aspectos positivos dele e, ao mesmo tempo, sente que perdeu algo que não pode restaurar.

Coloque para fora os sentimentos
Uma ação que contribui fortemente para amenizar a saudade é colocar os sentimentos para fora. Não guarde dentro de você aquilo que está sentindo. O melhor é procurar uma pessoa próxima para que você possa desabafar, chorar e falar sobre o motivo da saudade.

Irritação, dificuldade para dormir, aumento de cortisol (hormônio do estresse) e um mal-estar generalizado, claro que em menor intensidade. A saudade abarca um conjunto de sensações e emoções que remetem desde o passado até as sensações do presente.

È ficando longe da pessoa que você ama que vê o quanto ela faz falta em tua vida, o quanto você precisa estar ao lado dela o tempo todo, que a tua vida não tem nenhum sentido sem o amor da sua vida. Essa saudade que bate, fere e machuca é bem maior que eu !

Mas, e quando a saudade aperta demais, o que a gente faz? Chora, grita, se esconde, corre atrás do tempo perdido, divide as angústias com alguém que finge nos compreender, vai ao parque sozinho, vai ao cinema sozinho ou simplesmente dorme e torce para o tempo ser uma boa amizade.

Uma pesquisa da Universidade de Southampton mostrou que a saudade funciona como uma resposta imunológica psicológica, pois é um sentimento que surge quando passamos por dificuldades e funciona como um mecanismo de defesa.

12,4 meses

Quanto tempo dura a saudade, de acordo com um estudo
Enquanto 54 por cento dos participantes (58 por cento entre os homens, 50 por cento entre as mulheres) afirmaram que nunca experimentaram qualquer doença de amor, os resultados opostos podem ser usados para calcular o seguinte: A saudade dura em média 12,4 meses.

Quando estamos saudosos, alguns sintomas são clássicos: rompantes de irritação, picos de tristeza e apatia, episódios de mania, dificuldades para dormir e para se alimentar e um mal estar generalizado. Isso porque a produção daqueles hormônios que nos faziam bem (até demais!)

(Jr 2.2.) O Senhor tem saudade de um povo apaixonado por Ele porque o coração de Deus se move de amor por mim e por você. A saudade de Deus é grande por aquele tempo quando você tinha prazer de ler a sua Palavra.

Saudade pode provocar sintomas parecidos aos da crise de abstinência, indica estudo. Ficar longe da pessoa amada pode provocar sensações semelhantes às da abstinência de drogas.

A saudade vem depois do amor, e o que vem depois da saudade? um novo amor.

É que, têm dias que a saudade aperta mais, bate forte, aperta o coração é até me faz chorar de saudade de te vê.

“Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.” (Bob Marley)

A ciência separa a saudade em quatro tipos: a presente, a nostálgica, a magoada e a insana.

Uma saudade vale o preço do amor. A gente pisca os olhos e começa a correr em quintais que não existem mais, estranhando como o mundo era grande, apesar de pequeno, precisando de pouca gente pra ser povoado.