Por que a Rússia atacou a Alemanha?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

a eliminação permanente de uma suposta ameaça comunista à Alemanha; e a tomada de áreas com solos férteis que existiam dentro das fronteiras soviéticas e que foram designadas como Lebensraum ("espaço vital") para futuro povoamento alemão.

Essa operação mobilizou 3,6 milhões de soldados alemães, auxiliados por 3.600 tanques e 2.700 aviões|1|. A invasão da União Soviética tinha como objetivos principais a destruição do bolchevismo e a obtenção dos recursos da União Soviética.

A contra-ofensiva soviética
O planejamento da contra-ofensiva foi feito com táticas que viriam a encurralar e destruir o 6° Exército alemão e demais tropas do Eixo em torno de Stalingrado, tornando essa a segunda derrota em larga escala do Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

invasão na Polônia

A causa imediata desse conflito foi o expansionismo territorial germânico, e o estopim do conflito foi a invasão na Polônia, em 1º de setembro de 1939. A blitzkrieg foi fundamental para os sucessos dos exércitos alemães na primeira fase da guerra.

Poucos dias após a derrota na Batalha de Berlim, a Alemanha rendeu-se aos Aliados. No dia 7 de maio, o chefe do Estado-Maior da Wehrmacht, Alfred Jodl, assinou um documento de rendição e, no dia seguinte, 8 de maio, um segundo e definitivo documento de rendição foi assinado.

Na Segunda Guerra Mundial os EUA perderam 407.316 pessoas, mais de 671 mil ficaram feridas e quase 79 mil desaparecidas. Na Ásia, as perdas humanas também foram enormes. A China contabilizou mais de de 5 milhões de mortos; o Japão, 2,5 milhões.

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial: A Guerra mais Sangrenta da História: Capa Especial + marcador de páginas.

A invasão da União Soviética e a entrada dos EUA na guerra
Pretendia conquistar rapidamente as cidades de Moscovo, Leninegrado e as regiões soviéticas altamente industrializadas. Era um plano megalómano e arriscado, que implicava a abertura de uma nova frente de guerra.

A união entre a antiga URSS, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos mudou os rumos da Guerra, levando à derrota alemã em maio de 1945.

A Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. O cerco a essa cidade alemã resultou em grande destruição e marcou a queda do Reich nazista. Nos dias finais dessa batalha, Adolf Hitler cometeu suicídio. A Alemanha acabou rendendo-se poucos dias depois.

A Alemanha encabeçava um movimento conhecido como pangermanismo. Esse movimento nacionalista servia como suporte ideológico para o Império Alemão defender os seus interesses de expansão territorial no começo do século XX.

Batalha de Stalingrado

A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre os exércitos alemão e soviético de julho de 1942 a fevereiro de 1943 e resultou na morte de aproximadamente dois milhões de pessoas.

Batalha de Stalingrado

Segundo o professor e historiador Vítor Soares, a maior de todas as batalhas do conflito e de todos os tempos foi a Batalha de Stalingrado, travada entre a Alemanha e parceiros do Eixo e a União Soviética. O combate começou em 23 de agosto de 1942 e só foi acabar no ano seguinte, no dia 2 de fevereiro de 1943.

o Japão

9 de agosto de 1945 Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica em Nagasaki. 2 de setembro de 1945 Depois de concordar, em princípio, com uma rendição incondicional no dia 14 de agosto de 1945, o Japão se rende oficialmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

Franceses e ingleses nada fizeram, pois temiam que um desafio aos alemães poderia levar a Europa a uma nova guerra, experiência essa que queriam evitar ao máximo. À medida que a Alemanha fortaleceu-se militarmente, Hitler deu início ao seu expansionismo territorial.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Um dos termos mais controversos do Tratado de Versalhes foi a indenização de guerra cobrada dos alemães. Os termos do tratado estipularam que os alemães deveriam pagar cerca de 20 bilhões de marcos alemães em ouro, em valores da época.

A instabilidade política e econômica, somada à insatisfação dos eleitores com a situação econômica e nacional, beneficiou o Partido Nazista. No dia 30 de janeiro de 1933, como resultado do massivo apoio popular aos nazistas, o presidente alemão Paul von Hindenburg nomeou Hitler como chanceler.