Por que a rinite piora à noite?

Perguntado por: osalazar . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

As alergias respiratórias, como asma e rinite alérgica, interferem diretamente na qualidade do sono, já que os sintomas como falta de ar e chiado no peito, podem fazer com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite.

“Por exemplo, alimentos derivados de farinha de trigo, do milho, da aveia, do centeio e da cevada podem conter partículas que, quando inaladas, causam ou intensificam os sintomas da rinite ou da asma”, comenta Cury.

Confira, agora, algumas dicas para lidar com aqueles momentos em que nada parece resolver as crises!

  1. Higienize o seu nariz. Uma dica muito legal é fazer a higienização do seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

O tempo de duração da doença é variável, dependendo da sua gravidade. A rinite alérgica é dividia em aguda e crônica. A rinite aguda dura entre 7 e 10 dias, aproximadamente. Já a rinite crônica pode durar 3 meses ou mais, com sintomas constantes, se não for tratada adequadamente.

O quarto de dormir deve ser preferentemente bem ventilado e ensolarado. Evitar travesseiro e colchão de paina ou pena.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

Nos casos em que ela é crônica, o paciente pode fazer uso de medicamentos que aliviam os sintomas, como analgésicos e descongestionantes (ajudam a conter a coriza). A inalação,a ingestão de bebidas quentes que auxiliam na hidratação e a lavagem do nariz, também podem aliviar os sintomas do paciente.

O clima seco está mais associado à desidratação das células, o que leva a uma menor fluidez do muco nasal e menor potência de umidificação do ar inalado, aumentando a chance de aderência dos vírus e bactérias na mucosa da via aérea superior.

nos sintomas da rinite? Você já testou para ver com.

Suco refrescante

  • 1/2 abacaxi.
  • 300ml de suco de laranja.
  • 1 pedaço de gengibre.
  • 15 folhas de hortelã
  • Gelo a gosto.

Alimentos apimentados ou muito temperados
Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória, uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na pimenta, é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro.

A limpeza nasal é uma das maneiras indicadas pelos médicos para evitar as irritações causadas pela rinite e também pelo clima seco e frio. Você pode fazer essa limpeza duas vezes ao dia, utilizando soro fisiológico colocado no nariz com seringas ou conta-gotas. Você também pode utilizar pode lavadores nasais.

Não existe remédio caseiro para rinite. Sucos e chás milagrosos não funcionam para tratar rinite. A lavagem do nariz com soro pode melhorar os sintomas da rinite e é algo simples que podemos fazer em casa.

Água e sal
Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado. Ao finalizar a lavagem, expire com o nariz antes de realizar uma inspiração para limpar as narinas de qualquer resquício da solução.

Uma das indicações de uso da prednisona é para o tratamento de distúrbios alérgicos como a rinite alérgica sazonal ou perene. A substância ativa do medicamento tem um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico, sendo eficaz no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

DIPROSPAN Injetável é uma associação de ésteres de betametasona que produz efeito antiinflamatório, antialérgico e anti-reumático. A atividade terapêutica imediata é fornecida pelo éster solúvel, fosfato dissódico de betametasona, o qual é rapidamente absorvido após a injeção.

O tratamento empírico da rinite aguda viral é feito por inalação e vasoconstritores tópicos ou sistêmicos. O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

  • Cetirizina.
  • Desloratadina.
  • Fexofenadina.
  • Loratadina.
  • Bilastina.