Por que a região íntima fica escura?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Processo de envelhecimento natural da pele. Infecções. Gravidez. Aquecimento da região, gerado por roupas muito abafadas ou apertadas.

Um Dermatologista poderá te ajudar a resolver esse problema. Existem tratamentos para se fazer em casa e procedimentos realizados em consultório, como peelings íntimos e laseres para melhora do quadro.

Creme Clareador Intimo para Virilha Dermosex é para uso unissex. Creme para aplicação corporal que clareia e uniformiza o tom da pele, principalmente na área das virilha.

Entre as opções cientificamente comprovadas que ajudam a clarear a virilha estão o peeling, as medicações manipuladas e, principalmente, os procedimentos com laser.

Sessão de Clareamento e Rejuvenescimento da Região Íntima com Retorno Incluso na Lúmen, de R$600,00 por R$239,00.

Esfoliante de bicarbonato de sódio
A esfoliação com bicarbonato de sódio é uma ótima opção para clarear as axilas, pois promove a remoção da camada mais superficial da pele e, assim, ajuda a clarear gradualmente as manchas. 2 colheres de sopa de bicarbonato; 4 colheres de sopa de água; 5 gotas de óleo de amêndoas doce.

O ácido Tranexâmico é mais uma opção de ativo clareador opções dermocosmética para promover clareamento e uniformidade do tom da pele. Único dermocosmético brasileiro que tem em sua formulação a Cisteamina 5%, um potente ativo clareador.

O laser é o melhor tratamento para o clareamento íntimo, região de virilhas e região perianal. Existem diferenças entre os tipos de laser que podem ser empregados para o clareamento íntimo, sendo a fator mais relacionado com o sucesso do tratamento.

Use creme ou espuma de barbear
Ao aplicar creme ou espuma de barbear, você fará com que a lâmina deslize melhor sobre a pele, mantendo sua hidratação, evitando cortes, puxões e irritações em suas partes íntimas.

A melhor alternativa para a área também é a depilação a laser, que não escurece a região e diminui o crescimento dos pelos com a frequência das sessões. As lâminas, nesse caso, são indicadas para momentos emergenciais ou de pressa, mas não apresentam resultados duradouros e podem causar coceira.

De fato, além de não ser um procedimento invasivo, os resultados definitivos podem ser alcançados em 4 meses, mas as diferenças já podem ser notadas após a primeira sessão. É importante também que se diga que as sessões costumam ser rápidas, durando cerca de 15 minutos.

Como funciona o clareamento íntimo? O clareamento íntimo realizado por peeling, pode ser feito em 4 sessões com intervalo de um mês entre elas. Cada sessão dura em torno de 30 minutos, com ativos clareadores.

"Existe também um derivado do arroz, que é o ácido kójico, e ele realmente apresenta potencial clareador. Dessa forma, a água utilizada no preparo do alimento é um produto natural para a pele", informa a dermatologista Fabiane Mulinari Brenner.

Bepantol para clarear virilha
Já para clarear a virilha o produto não é indicado. "Ele não é um creme clareador e, por isso não é aconselhável ser usado para este fim", diz. Mas, por ser um reconstrutor da barreira cutânea, ele evita que as agressões externas, como a depilação, pigmente a pele causando manchas.

Para esfoliar e clarear a pele
Primeiramente misture 3 colheres de chá de bicarbonato e uma colher de chá de água, até formar uma pasta. Então, lave a área a ser tratada com água e sabão neutro, e aplique a pasta. Depois, massageie o local com movimentos circulares por 3 a 5 minutos, e depois enxague.

A melhor forma de usar o bicarbonato para tirar manchas é misturar com água de forma homogênea e fazer uma esfoliação leve, com movimentos suaves e circulares na região da virilha, uma vez por semana. "Ele atua na remoção das células mortas, o que, aparentemente, deixa a região tratada mais clara", afirma.

Nenhum tipo de produto, aliás, deve entrar em contato com a região íntima, segundo especialistas. Cremes, perfumes, talco ou mesmo sabonetes comuns podem provocar irritação, alergia e outros problemas mais graves para a saúde feminina. Usar hidratantes como lubrificantes na hora do sexo tampouco é recomendável.

As regiões da virilha e da axila sofrem inúmeras agressões, como o atrito de uma perna na outra ou o trauma constante da depilação. Além disso, existem doenças específicas que fazem com que algumas áreas, como axilas e região da nuca, possam também ficar mais espessas e escurecidas.