Por que a região conhecida por Alsácia-lorena foi importante no acirramento das rivalidades entre a França e Alemanha?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Essa região francesa despertou o interesse da Alemanha pois, além de contar com uma expressiva população de cultura alemã, também era rica em carvão e ferro, duas matérias-primas essenciais às potências industriais do século XIX. A região esteve sob controle de França e Alemanha, mudando de mãos ao longo do tempo.

Na Alsácia e partes da Lorena vale a antiga concordata de 1801: ao contrário do restante da França, em vez da estrita separação de Estado e Igreja, a administração alsaciana permite faculdades teológicas nas universidades públicas. Também nas leis de ensino e sociais há algumas particularidades.

Resposta: A guerra franco-prussiana liderada por Otto Von Bismark.

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando foi o estopim da Primeira Guerra Mundial.

10 de maio de 1871

O governo provisório da França aceita pagar uma indenização de 5 bilhões de francos-ouro, permite a presença de um exército de ocupação até o pagamento desta soma e sobretudo, cede a Alsácia e uma parte da Lorena nos termos do Tratado de Frankfurt, firmado em 10 de maio de 1871.

A oeste, a Alemanha devolveu a região da Alsácia-Lorena à França; aquela área havia sido tomada dos franceses pelos alemães cerca de 40 anos antes. A Bélgica recebeu as cidades de Eupen e Malmedy.

França

A Alsácia (em francês: Alsace, em alemão: Elsass) é uma antiga região administrativa da França, localizada a leste do país, junto às fronteiras alemã e suíça. Hoje integra a região do Grande Leste (Alsácia-Champanha-Ardenas-Lorena) e tem Estrasburgo como capital e maior cidade.

Esses sentimentos nacionalistas seriam utilizados para a eclosão da I Guerra Mundial. Além disso, pelo Tratado de Frankfurt, a França teve que ceder ao Reich os territórios da Alsácia e Lorena, ricos em carvão e minérios, além de pagar pesadas indenizações e reconhecer o Império Alemão.

Nos termos do armistício, o norte e oeste da França, incluindo Paris, foram designados zona ocupada pelos alemães; o sul foi considerado zona livre onde o marechal Pétain organizou a “França de Vichy”.

Na Segunda Guerra Mundial, estiveram envolvidos dois grupos de países: os do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos). Os países do Eixo eram aqueles que deram início ao conflito armado no mundo novamente.

A rivalidade entre França e Inglaterra acontece por causa de relações diplomáticas estabelecidas entre a República Francesa e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

A principal razão para esse conflito ter estourado no contexto do início do século XX foi a ampla rivalidade que havia entre as nações europeias, rivalidade de caráter político e econômico, que pode ser sintetizada no conceito de imperialismo.

O expansionismo do Império Alemão e sua transformação na maior potência industrial da Europa fizeram brotar uma enorme desconfiança entre a Alemanha e França, Inglaterra e Rússia.

Em 29 de julho, a Áustria declarou guerra à Sérvia; no dia 30, russos (em defesa da Sérvia), alemães e austríacos mobilizaram seus exércitos. Em 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia e, no dia 3, à França. No dia 4, o Reino Unido declarou guerra à Alemanha. Era o começo da Primeira Guerra Mundial.

Aliados

Este artigo foi útil? Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial.