Por que a rainha Ester jejuou?

Perguntado por: isales . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Ester fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo, Ester corria risco de vida mas, se não fizesse nada, todo seu povo iria morrer, o seu jejum foi uma consagração especial, buscando livramento divino. Portanto, é um jejum de mudança de sorte. É um jejum que trará o favor do Rei dos reis.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

O jejum de Ester foi um jejum de três dias que Ester e todos os judeus da cidade de Susã realizaram. Ela fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo. Ester corria risco de vida mas, se não fizesse nada, todo seu povo iria morrer.

É interessante que nos textos do livro de Ester, Deus não fala, não aparece a ninguém, mas Ele está presente nos fatos, na história e na vida do povo. O livro de Ester propõe a interpretação de que Ele está presente como Providência, usando a história, a transformá-la segundo os Seus desígnios.

Ester, nome original "Hadassa" que significa "murta" em hebraico, era um membro da grande comunidade judaica forçada a se mudar para a Pérsia, mas decidiu não voltar para Judá com Esdras. Durante o tempo de Ester, a terra de Judá foi considerada como um lugar selvagem e atrasado. Ester, em persa, significa "estrela".”

Ela era amável. Todos que a conheciam ficavam com boa impressão dela (Ester 2:15). Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras.

Ester era judia e vivia na Pérsia. Seus pais morreram e seu primo Mardoqueu cuidou dela. Ela foi convidada para ir ao palácio do rei com outras moças do reino. O rei queria uma nova rainha e escolheu Ester.

O que podemos aprender com Ester sobre a liderança

  1. Posição. Ester usou sua posição para o bem, não para fazer o que queria ou manipular as pessoas. ...
  2. Tempo. Ester foi escolhida para um tempo específico – e isso faz toda diferença. ...
  3. Oração e jejum. ...
  4. Coragem. ...
  5. Obediência.

Ester era uma jovem muito bonita e foi escolhida, juntamente com outras jovens virgens, para estar na presença do Rei, já que ele iria escolher dentre elas a sua rainha. Porém, antes de Ester estar na presença do rei, ela passou por um processo de embelezamento, que consistia em um ano de tratamento.

Jejuar é um ato de fé em Deus.
Por isso, o jejum está sempre ligado à oração (conversar com Deus). O jejum pode ser total ou parcial (só comer alguns alimentos), com ou sem ingestão de líquidos. O crente também pode escolher abdicar de algumas atividades normais, como ver televisão.

É o ato de ficar sem comer e beber. O jejum religioso é aquele em que alguém deixa de comer por motivos relacionados à fé. No Novo testamento, Jesus recomenda jejum para expulsar demônios.

Devemos Orar Quando Jejuamos
Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

Ester era uma órfã que se tornou rainha de um reino. Isso exige ousadia para ela para lutar por seu povo. Não deve ter sido fácil; ele diz que ela jejuou e orou por 3 dias antes de colocar o plano em ação. E então ela foi obediente, não sabendo o que seria o resultado.

três dias

Ester: Diga a Mardoqueu e aos judeus para jejuarem por mim durante três dias e três noites.

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias.