Por que a queima acaba prejudicando a fertilidade do solo?

Perguntado por: hmonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O fogo mata fungos e bactérias decompositoras que vivem no solo. Desta maneira, a decomposição de matéria orgânica morta fica comprometida, reduzindo a produção de sais minerais e, consequentemente, a fertilidade do solo.

As cinzas das queimadas são compostas por grande quantidade de nutrientes (cálcio, fósforo, magnésio, nitrogênio, entre outros) que fertilizam o solo, e, por isso, favorecem o crescimento de plantas.

As queimadas destroem os nutrientes do solo. As queimadas matam os pequenos seres vivos que colaboram na decomposição de restos de animais e de vegetais.

O fogo elimina nutrientes essenciais às plantas, por exemplo nitrogênio, potássio e o fósforo, e reduz a umidade do solo. Por isso, é comum que essas áreas sofram mais erosão e, se o processo se repetir, podem chegar a se desertificar.

A queimada ainda é muito utilizada pelos agricultores para limpeza e preparo do solo antes do plantio. Muitas vezes, essa prática é feita de maneira indiscriminada e sem acompanhamento, causando danos ao solo, como a eliminação de nutrientes essenciais às plantas.

Os prejuízos causados pelo fogo no solo
Degradação: o fogo provoca alterações físicas, químicas e biológicas no solo, eliminando nutrientes, como nitrogênio, potássio e o fósforo.

De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.

Fatores essenciais para a fertilidade do solo

  • Nutrientes nas quantidades corretas. A nutrição é um fator básico para a fertilidade do solo. ...
  • Aeração ou oxigenação. ...
  • Nível adequado de pH. ...
  • Absorção e retenção de água. ...
  • Capacidade de troca catiônica (CTC) ...
  • Matéria orgânica.

Resposta: As queimadas prejudicam o solo, pois elimina nutrientes que são necessários para qualquer possível vegetação ou plantação. Pois perde potássio, fósforo e nitrogênio; entre outros. Além disso, a queimada mata microrganismos que ajudam as plantas a se desenvolverem.

Segundo os pesquisadores, o que está ocorrendo na Amazônia é que ao queimar a floresta parte dos compostos nitrogenados presentes nas árvores, como a amônia, por exemplo, são vaporizados e vão para a atmosfera onde se combinam com outros elementos e acabam formando chuva ácida.

Na maioria das vezes, essas queimadas são provocadas pela ação humana de maneira criminosa. Os incêndios são muitas vezes iniciados por agricultores em áreas de pastagens, para renovação de pastos, e por grupos que causam desmatamento para eliminar vegetação rasteira e retirada de madeira para comercialização.

Em áreas agrícolas, após a queimada é recomendável realizar o preparo do solo, importante para romper a camada compactada formada, aumentando a aeração da terra e a infiltração da água. É preciso, também, fazer uma análise da área para verificar a necessidade de calagem ou da aplicação de fertilizantes.

As queimadas são uma prática de limpeza e renovação de áreas, sendo mais comuns na zona rural. Podem ser naturais ou causadas pelo ser humano. A fumaça liberada ocasiona uma série de malefícios à saúde humana e principalmente ao meio ambiente, afetando diretamente o seu equilíbrio natural.

O fogo afecta os doversos processos do ciclo hidrológico: intercepção, evapotranspiração, infiltração, armazenamento de água e escoamento.

Pela falta de vegetação após o desmatamento, o solo fica mais exposto a agentes erosivos, ou seja, que o degradam lentamente, como a água das chuvas e dos rios.

O ato de queimar é negativo do ponto de vista agrícola, uma vez que o solo perde nutriente e os microrganismos que garantem a fertilidade. Dessa forma, a fina camada da superfície do solo fica empobrecida e, no decorrer de consecutivos plantios, a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade da área.

1. Tóquio, Japão – 1923. A cidade de Tóquio, após ter sido nivelada por um terremoto, em seguida, foi devastada por um incêndio que varreu os escombros. Este evento resultou em um impressionante número de mortos que estima-se em torno de 142 mil pessoas.

A floresta e a proteção do solo
Evitar as queimadas - A prática de queimadas destrói os resíduos vegetais que protegem o solo contra a erosão, elimina também os organismos do solo, além de volatizar grande parte dos nutrientes contidos nos restos vegetais que serão queimados.