Por que a quadrilha é considerada uma dança folclórica?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por. possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região. abordar as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação.

De acordo com historiadores e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII. Principalmente em Paris, ocorriam danças coletivas, formadas geralmente por quatro casais, que tinham o nome de quadrille.

Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento.

A quadrilha é uma tradicional dança que ocorre, predominantemente, nos festejos juninos com a participação de muitos dançarinos quadrilheiros e um narrador.

Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

O Folclore vai além de lendas e mitos, é uma representação fundamental para a cultura brasileira. Decoração Festa Junina. (Foto: Reprodução/ Shutterstock). O Folclore é um movimento cultural muito popular em nosso país.

A Festa Junina é caracterizada por diversas tradições musicais, festivas e gastronômicas. Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão. Na Idade Média, durante o processo de cristianização, a fogueira passou a ser um dos elementos da festa de São João Batista.

A Festa Junina é um evento que carrega influências de povos variados, destaca o folclore e os costumes da zona rural, resgata e valoriza a nossa herança cultural e é uma das datas mais esperadas pelas famílias e crianças que, além de sentirem o clima da escola diferente, mais colorido e animado com as canções típicas ...

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

A dança típica das festas juninas é tradição por todo o Brasil. Mas você sabia que a quadrilha não surgiu aqui: De acordo com historiadores, a festividade foi trazida pelos portugueses, no período colonial, e nessa época havia uma grande influência das culturas portuguesa, espanhola e francesa.

Os principais elementos da festa de São João
Os festejos da festa contam com pratos típicos da festa junina, brincadeiras e a quadrilha de São João, como dança tradicional. Porém, vale lembrar que isso pode mudar de região para região.

No Brasil, o folclore possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. Aqui as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.

A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.

1. São João de Campina Grande, Paraíba. Considerada a maior festa de São João do Brasil, o “Maior São João do Mundo” acontece em Campina Grande, na Paraíba, na região Nordeste. Essa grande festa junina atrai milhares de visitantes todos os anos, tornando-se uma das mais importantes e movimentadas do país.