Por que a população do continente europeu está diminuindo?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 7 votos

A população dos 27 países que compõem o bloco diminuiu em cerca de 172 mil em relação ao ano anterior e mais de 656 mil desde janeiro de 2020. A UE explica essa queda por conta de uma diminuição na chegada de imigrantes e um aumento no número de mortes no bloco.

Resposta: Com relação aos fatores responsáveis pelo baixo crescimento vegetativo da população europeia, destacam-se a efetiva participação da mulher no mercado de trabalho, a diminuição dos casamentos precoces, o aumento das despesas para a criação de filhos e o planejamento familiar, facilitado por Condições médicas.

O envelhecimento demográfico da Europa é considerado um problema porque a sua ocorrência indica uma redução da População Economicamente Ativa (PEA), que é o número de habitantes (geralmente entre 15 e 60 anos) aptos a trabalhar e, portanto, a sustentar a economia.

Esse processo acontece em função de dois fatores conjunturais principais: a queda das taxas de mortalidade (em função das melhorias nas condições de vida) e a queda acentuada das taxas da natalidade (que só foram mais baixas em períodos de grandes catástrofes, como a difusão de doenças e a realização de guerras).

A Europa é o continente que apresenta a população mais envelhecida, o que se deve ao fato de possuir a menor taxa de crescimento populacional entre os continentes, com apenas 0,06% ao ano.

Vaticano

Contudo, é uma nação europeia que abriga o menor contingente populacional: o Vaticano, com apenas 990 habitantes.

Rússia

O país mais populoso desse continente é a Rússia, com cerca de 144 milhões de habitantes, seguido por Alemanha, com 82 milhões; França, com 59 milhões; Reino Unido, 59 milhões; Itália, 57 milhões; Ucrânia, 49 milhões; e Espanha, 39 milhões de habitantes.

A Europa é um destino migratório por várias razões. As causas da migração resultam de uma mistura de fatores de pressão e de atracão que vão desde a segurança, a demografia e os direitos humanos à pobreza, passando pelas alterações climáticas.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

b) O Crescimento negativo desses países esteve associado ao fato queda dos preços do petróleo e do gás natural, além do fato do Brasil passar por uma crise política interna.

A queda na taxa de natalidade do continente europeu é uma consequência da alteração do modo de produção após a revolução industrial.

O envelhecimento populacional pode ser explicado por dois fatores-chave: o aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de fecundidade. Nos últimos anos, o mundo assistiu a uma grande elevação da expectativa de vida ao nascer de sua população.

Conheça as principais causas do envelhecimento

  • Falta de hidratação. A base para uma pele saudável é a hidratação. ...
  • Alimentação inadequada. ...
  • Sono de má qualidade. ...
  • Sedentarismo. ...
  • Estresse. ...
  • Fotoenvelhecimento. ...
  • Tabagismo.

O mundo tem 1,1 bilhão de idosos em 2022 e os 12 países com maior quantidade de pessoas de 60 anos ou mais de idade são, por ordem decrescente, China (264,7 milhões), Índia (148,7 milhões), EUA (79,3 milhões), Japão (44,4 milhões), Rússia (32,9 milhões), Brasil em 6º lugar com 31,5 milhões, Indonésia (29,9 milhões), ...