Por que a pipeta e mais precisa?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A pipeta volumétrica é uma vidraria de medição que possui precisão de quatro algarismos significativos e, portanto, é mais precisa que a pipeta graduada e é a utilizada na transferência quantitativa de líquidos. Não possui graduações é capaz de medir apenas o volume para o qual foi calibrada.

As pipetas graduadas são calibradas a 20 °C e são classificadas de acordo com o seu grau de precisão: classe A e classe B. As pipetas graduadas de classe A apresentam uma maior precisão do que as de classe B.

Enquanto na lista das vidrarias menos exatas estão a proveta, o becker e os erlenmeyers. Trabalhar em laboratório é assumir uma enorme responsabilidade e por isso, a higienização correta das vidrarias se torna indispensável.

Existem diversos tipos de vidrarias para laboratório, e algumas apresentam mais precisão que as outras. A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.

Pipeta volumétrica: utilizada para medir, com grande precisão, um volume fixo de líquidos. Não pode ser aquecida.

Os pipetadores são instrumentos utilizados acoplados às pipetas e servem para sugar e dispensar o líquido. Existem versões manuais, automáticas e semiautomáticas.

Isso porque ele permite medir com precisão volumes específicos de líquidos ou gases. Na química, o balão volumétrico é usado para preparar soluções padrão com concentrações conhecidas e precisas.

Ao contrário das pipetas graduadas, que possuem uma escalabilidade finita (geralmente até 5 mL), as pipetas volumétricas são capazes de medir volumes muito mais precisos, chegando a valores próximos a 0,1 mL.

Elas são usadas para medir um volume exato de único de líquido, com alta precisão (até quatro algarismos significativos). Essas pipetas são calibradas para um único volume de líquido, que é informado no corpo de vidro do utensílio. A pipeta volumétrica possui um bulbo e mede uma quantidade exata de líquido.

A Pipeta tem incerteza de 0,02 mL, uma precisão maior do que a proveta, que tem incerteza de 0,2 mL.

A diferença entre elas está na precisão das medidas realizadas. Por exemplo, dentre as vidrarias que possuem maior precisão e exatidão estão a pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico. Já a proveta e a pipeta graduada possuem menor precisão e exatidão.

Em todas as operações de calibração, a vidraria a ser calibrada deve estar cuidadosamente limpa e deve ficar algum tempo ao lado da balança que será empregada, juntamente com um suprimento de água destilada ou desionizada, a fim de estarem em equilíbrio térmico com o ambiente.

Picnômetro

O Picnômetro é um instrumento de medição que tem uma precisão muito alta na determinação da densidade de líquidos.

O nome da bureta indica sua função principal: medir volumes precisos de soluções. A proveta também é utilizada na medição de líquidos, mas possui uma forma mais alongada e estreita que as outras vidrarias mencionadas anteriormente.

A principal diferença entre pipeta volumétrica e pipeta graduada é que podemos medir apenas um determinado volume com uma pipeta volumétrica, enquanto podemos medir uma variedade de volumes com uma pipeta graduada.

Precisão e Exatidão
A precisão é usualmente quantificada como o desvio padrão de uma série de medidas. A exatidão de uma medida (ou da média de um conjunto de medidas) é a distância estimada entre a medida e um valor “verdadeiro”, “nominal”, “tomado como referência”, ou “aceito”.