Por que a picanha fica dura?

Perguntado por: uilha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Qual parte é do que? Enquanto o coxão duro é o músculo da perna do animal, a picanha fica na parte de cima. O coxão duro tem esse nome exatamente pela força que faz e, consequentemente, torna-se uma parte enrijecida. A região da picanha não é muscular, não faz força nenhuma e, consequentemente, é mais macia!

Textura e espessura da peça
Observe também a espessura geral da peça: uma picanha boa tem uma altura considerável na parte mais grossa, algo por volta 3 dedos. Antes de comprar, sinta a maciez com os dedos: picanha boa tem que ser macia!

Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Também pode ser que a carne não tenha sido cozida corretamente, como não ter sido temperada adequadamente antes de ser colocada na panela.

A capa de gordura e o formato igual ao do corte famoso lhe renderam até o apelido de "falsa picanha". "A partir da terceira veia da picanha, já temos o coxão duro. O sabor é o mesmo, mas a textura é bem diferente. Muitas vezes, o coxão duro é vendido para o cliente como picanha em tiras", conta Julia.

Você também pode identificar a picanha pela própria textura da carne. A picanha é mais macia e suculenta do que o coxão duro. Para testar, basta apertar a peça com os dedos. Se ela voltar ao formato anterior rapidamente, é provável que realmente seja uma peça de picanha.

Como usar o bicarbonato para deixar a carne esponjosa
A primeira consiste em salpicar o bicarbonato sobre a carne e deixá-la descansar por 3 horas. Para a segunda, você pode criar uma mistura de bicarbonato com água, passá-lo sobre o corte e deixar na geladeira por 2 horas.

Aposte no vinagre
Mais uma maneira de deixar a carne suculenta é marinando-a por, ao menos, 2 horas no vinagre. Esse ingrediente, por ser mais ácido, é capaz de atuar sobre as ligações proteicas da carne, melhorando a sua textura.

A dica do descanso serve para carnes assadas, para o churrasco e até mesmo para o bife que você prepara no dia a dia. E o tempo varia de acordo com o tamanho e a altura do file: se for bem grosso, um descanso de 10 minutos é ideal, mas no caso de um bife fininho, 4 minutos já são suficientes.

Descrição. A picanha dos EUA, produzida a partir de um gado com origem europeia, é mais macia por ter mais gordura entremeada do que a produzida com o boi predominante no rebanho nacional, das raças zebuínas, que resulta em uma carne mais “magra”.

A parte mais macia da picanha se localiza na ponta, aquele triângulo inicial. O bife de tira, bastante popular no Brasil há décadas, me pareceu sempre uma ótima opção para porcionar a picanha.

Escolhendo a picanha certa
Segundo Almiro, é importante escolher uma picanha com uma capa de gordura de pelo menos 1 cm de espessura e firme. “Existe um mito que a picanha pesa no máximo 1,3kg. Porém, o peso da picanha é proporcional ao tamanho e peso do boi. O que vale é a picanha ser cortada na terceira veia.

lagarto

Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia. O lagarto separa o colchão duro do colchão mole e pode ser usado para preparar rosbife e também carne assada.

Basta juntar vinagre, sal, azeite, algumas gotas de limão e temperos a gosto —nesse caso o limão e o vinagre, com sua acidez, agem amaciando a peça. Para cada 1 kg de carne de segunda, coloque ½ copo de vinagre. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes do preparo.

5 – Acém pode substituir a picanha
Acredite se quiser, mas o polêmico acém pode muito bem substitui a picanha no seu churrasco. Engana-se que julga o corte como típico de carne moída. Deixe ele marinando por duas horas e depois tempere com sal grosso antes de levar para a grelha.

alcatra

Da alcatra é feita a picanha falsa com o formato triangular muito parecido com o da verdadeira. A peça de picanha é retirada de uma das partes mais nobres do bovino, até por isso seu preço é realmente salgado, em média você irá pagar, no quilo, em torno de R$ 70 enquanto o preço médio da alcatra é R$ 40.

coxão duro

Tanto a picanha quanto o coxão duro são cortes localizados no traseiro do boi. Inclusive, são partes vizinhas. Por isso, é comum ver alguns pedaços de coxão duro sendo vendidos como picanha.

Temos picanhas sim de aproximadamente 2 a 2,5kg, isto acontece por que o gado da mesma, e maior que o gado Nelore (Brasileiro). Geralmente as picanhas com esta faixa de peso, são picanha da linha Premium Angus, o gado Angus e bem grande, com isso trazendo picanhas grandes também.

Com o equilíbrio perfeito entre carne e gordura, a Picanha 481 é considerada um corte premium para quem quer acertar no churrasco.

Mais macia que fraldinha? Fraldinha é uma ótima opção se você busca por uma carne leve e macia. De corte pequeno e fibras longas, possui pouca gordura e é a queridinha do mundo fitness. O seu preparo pode ser feito na brasa, deixando o trabalho no manuseio da churrasqueira para as outras carnes do seu churrasco.