Por que a Pepsi não é Pepsi no Brasil?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Em primeiro lugar, porque não foi capaz nestes anos todos de montar uma estrutura eficiente de distribuição do que produz. A Pepsi nunca conseguiu estar presente em mais de 50% do território brasileiro. Distribuição, num negócio em que se ganha com escala, é um ponto fundamental.

Por duas vezes, em 1922 e 1933, a Coca-Cola Company teve a oportunidade de comprar a Pepsi-Cola Company, mas recusou. Foi então que a empresa foi vendida para a Loft Inc, uma produtora de doces que substituiu suas máquinas de Coca-Cola pela Pepsi-Cola em todas as suas unidades. Ações da Pepsico emitidas em 1996.

No Brasil, desde 1953, a PepsiCo se expandiu acompanhando o desenvolvimento do próprio país. Atualmente nossa operação em território nacional engloba mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição e 09 fábricas espalhadas pelo Brasil.

O refrigerante 7UP foi introduzido no Brasil em 1995, mas devido à baixa aceitação do público em geral foi retirado do mercado dois anos depois.

A Apple manteve a posição de 2021 e continua a ser a marca mais valiosa do mundo.

Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.

Ele é muito popular nos Estados Unidos, país em que se concentra as vendas da empresa Pepsi. Ao redor do mundo, o nome pode ser menos popular. Mesmo assim, o valor de mercado da marca é próximo de US$ 2,7 bilhões.

Nos Estados Unidos, a Pepsi-Cola é uma potência. Disputa garrafa a garrafa o maior mercado de refrigerantes do mundo: tem 32% contra 34% da Coca.

Coca-Cola é uma das marcas mais valiosas do mundo e também a mais consumida. Segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar, a Coca-Cola foi a marca mais consumida pelo 9º ano seguido. O refrigerante foi escolhido pouco mais de 6,5 bilhões de vezes pelos consumidores do mundo todo em 2020.

Pepsi: um termo médico para “indigestão”
Três anos depois, Bradham decidiu renomear sua bebida - que, para ele, auxiliava no processo de digestão - para Pepsi-Cola, tirado da palavra “dispepsia”, que significa… Indigestão.

1772 – O químico inglês Joseph Priestley criou uma forma de gaseificar a água, injetando gás carbônico na água mineral. 1871 – Surge a indústria do refrigerante propriamente dita, nos Estados Unidos, com o lançamento do primeiro refrigerante com marca registrada, a Lemon's Superior Sparkling Ginger Ale.

A PepsiCo afirma que a decisão de sair da região “foi tomada com o objetivo de administrar eficientemente nossas operações em todo o Brasil e posicionar a empresa para um crescimento de longo prazo, independente da recente mudança no regime tributário”.

Coca-Cola

A Coca-Cola ainda é a bebida mais vendida no país, com uma participação de mercado de 17,6%. Hoje, a Coca Diet corresponde a 8,5% do total, depois que as vendas caíram 6,6% em 2014. Já a Pepsi tem uma fatia de 8,8%.

Coca-Cola é a marca mais escolhida do Brasil, aponta estudo; veja o top 50. Um levantamento realizado pela Kantar, o Brand Footprint, mapeou as marcas mais escolhidas pelos brasileiros em 2021 e mostrou que Coca-Cola, Ypê e Italac marcam a liderança do gosto nacional.

Foi então que, surgiu a partir de pesquisas a reformulação, com base na fórmula do refrigerante “Seven Up”.

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.