Por que a panturrilha dói depois dá câimbra?

Perguntado por: ucrespo9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Após os episódios de contrações, a batata da perna pode ficar dolorida e inchada. As cãibras podem surgir por causa de desgaste físico, produção de ácido lático e alimentação pobre em sódio e potássio.

Busque ajuda médica quando notar os seguintes sintomas: Dor, inchaço e rigidez em uma das pernas; Dor intensa que surge de forma repentina e afeta as panturrilhas; Sensação de queimação, vermelhidão e inchaço em uma das pernas.

Após a resolução do quadro de dor, o músculo mostra alterações na excitabilidade e na contratilidade, mostrando-se fasciculado por alguns minutos (pode ficar tremendo). O músculo pode permanecer dolorido por alguns dias, dependendo da intensidade da cãibra.

Sintomas da lesão muscular da panturrilha
No momento da lesão, o paciente refere a sensação de punhalada na parte de trás da perna, como se tivesse levado uma pedrada. O toque no local fica sensível. Inchaço e hematomas podem aparecer em poucas horas ou dias, dependendo da gravidade da lesão.

Dentre as soluções para preveni-las, está o alongamento. Quando a cãibra ocorre, os especialistas recomendam uma sessão de alongamento seguida de massagens no local para aliviar os espasmos. Outra solução, segundo o estudo, é fazer uma série de pulos e saltos. Eles evitam o esgotamento muscular causador das cãibras.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Pode ocorrer se os músculos da panturrilha estiverem muito tensos, porque não podem sustentar o pé. Os sintomas mais comuns são dor no pé ao acordar e dificuldade em flexionar o pé.

Trombose Venosa Profunda
Entre os principais sintomas da TVP estão a dor na perna e a rigidez da panturrilha, que na maior parte das vezes aparecem subitamente e levam à dificuldade de andar. Esta dor na batata da perna associada à edema do membro também de início súbito levantam a suspeita de trombose venosa profunda.

sensação de calor ao tocar na perna inchada; dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele; dor ao toque na área afetada; pele mais dura que o normal na região.

Marca

  • Beserol (2)
  • Infralax (2)
  • Mioflex (2)
  • Tandene (1)
  • Tandriflan (1)
  • Tandrilax (2)
  • Torsilax (2)
  • Trimusk (1)

A dor na batata da perna também pode estar associada à lesão muscular, trombose venosa, cisto de Baker, flebite, lesão no tendão de Aquiles, dor ciática, veias varicosas, aterosclerose, celulite infecciosa, entre outras.

Gengibre. O gengibre possui propriedades capazes de eliminar dores musculares e inflamações. Por ser um alimento rico em potássio e magnésio, estimula e melhora circulação sanguínea, o que facilita o bombeamento do sangue e ajuda a reduzir a dor nas pernas.

Fazer massagens firmes com movimentos circulares no músculo / região atingida; Adotar posições que alonguem os músculos atingidos, na tentativa de os relaxar. Por exemplo, numa cãibra da 'barriga da perna' sentar com a perna esticada e puxar os pés para trás com as mãos; Aplicar calor na região atingida.

A câimbra muscular dura de alguns segundos a minutos.

Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. A suplementação com magnésio pode eliminar até 90% das câimbras noturnas.