Por que a paixão dói tanto?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

A explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Uma ótima maneira de esquecer a sua paixão é passar o máximo de tempo possível com as pessoas importantes para você. Seus amigos e familiares estiveram ao seu lado durante bons e maus momentos, e eles vão fazer com que se sinta melhor com a sua situação romântica apenas estando ao seu lado.

Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado! Mas ela também pode se tornar ódio, inveja e até amizade. “É um processo sutil e particular, pois depende de muitos fatores presentes em um relacionamento amoroso”, afirma Livia.

As principais formas naturais de aumentar a produção de ocitocina são:

  1. Contato físico. O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. ...
  2. Praticar boas ações. Ser honesto, generoso ou ter compaixão também conseguem elevar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea.

A psicologia define a paixão como a manifestação do fenômeno da projeção, ou seja, quando a pessoa projeta suas idealizações no parceiro(a). Isso quer dizer que quando estamos apaixonados somos atraídos pela idealização que fazemos do próximo, e não necessariamente pela pessoa como verdadeiramente é.

É possível, sim, gostar de duas pessoas ao mesmo tempo. E isso ocorre principalmente na adolescência. Nessa fase, a mente ainda é permeada pela confusão, ilusão e há uma atuação clara da fantasia. No entanto, não se pode confundir gostar e amar, o que são sentimentos diferentes.

Lidar com uma paixão não correspondida pode ser brutal com os seus sentimentos, as suas emoções e a sua autoestima. Além disso, pode ter consequências práticas, como atrapalhar o seu trabalho, os seus estudos, a sua relação com amigos e familiares e, é claro, consigo mesmo. Então peça ajuda!

A paixão desencadeia atividade aumentada nas áreas subcorticais que estão associadas à euforia, recompensa e motivação. São elas a área tegmentar ventral, núcleo caudado e putâmen, todos ricos em neurônios dopaminérgicos”, detalhou.

Paracetamol pode ajudar dizem pesquisadores
Um estudo da Universidade da Flórida sobre paracetamol, também conhecido por Tylenol, e presente isoladamente ou em associações medicamentosas para controle da dor, relatam o poder do medicamento em aliviar as dores oriundas de frustrações amorosas.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

Suspiros, suores, olhares perdidos e todas as sensações comuns para quem está encantado com alguém: os efeitos da paixão no organismo nascem, na verdade, no cérebro. Além disso, são uma combinação de componentes químicos que se somam a fatores culturais e até mesmo genético.

O cérebro masculino produz menos oxitocina e serotonina que o das mulheres. Por isso, elas acham relaxantes as conversas emotivas no final do dia, enquanto eles, com o cérebro mais cansado, preferem relaxar em actividades «alienantes», como programas desportivos ou filmes de acção.

Tenho ciúme de quem pode amar você, quem pode ter você pra sempre. Eu ainda vou te conquistar, nem que eu faça disso um desafio para a minha vida. Eu acho que nunca mais vou conseguir ver nada que seja tão lindo quanto você. Se o tempo parasse cada vez que penso em você, ainda estaríamos no dia em que te conheci.

Freud diz que a paixão é uma forma de loucura, porque você sente coisas, delira, imagina. A paixão cega porque não se quer ver os defeitos do outro. Não é que não vê, não quer ver. É um estado maravilhoso no sentido fantástico, possivelmente um dos maiores prazeres do ser humano.

Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão.