Por que a orelha fica quente e vermelha?

Perguntado por: egois3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A orelha geralmente fica vermelha e quente sempre que há uma lesão ou trauma nela. Piercings, arranhões e picadas de insetos são apenas algumas das maneiras através das quais você pode machucar a orelha, e o uso de analgésicos pode ser a melhor solução até que a lesão seja resolvida.

Os sintomas típicos de uma infecção no ouvido externo são coceira no ouvido, dor de ouvido, dificuldade auditiva e um corrimento do ouvido. Às vezes, toda a orelha externa pode ficar vermelha e inchada. Em casos graves, as pessoas podem ter dores de cabeça e febre.

Todo mundo já se perguntou o que significa estar com a orelha quente ou vermelha em algum momento da vida. Os supersticiosos acreditam que, se a orelha esquerda estiver queimando, é sinal de que há alguém falando mal de si. No caso da direita, estão falando bem.

Orelha é o nome das estruturas que compõem o sistema auditivo. Localizada na região temporal do crânio, divide-se entre orelha externa, média e interna. É responsável pela função auditiva e pelo equilíbrio.

Esta vasodilatação das orelhas pode dever-se a várias situações. Uma delas pode ser porque se está ao telefone durante muito tempo, uma outra pode ter a causa em momentos de stress que provocam a dilatação dos vasos num local específico do corpo – que pode ser numa orelha ou nas duas – ou em todo o organismo.

Por exemplo: estar em contato por muito tempo com um telefone; ficar nervoso (isso faz o cérebro precisar de _______ oxigênio, aumentando o fluxo de sangue na cabeça); praticar exercícios e se expor ao calor (nos dois casos, a temperatura do corpo aumenta e as orelhas ficam quentes e vermelhas).

A mastoidite é a doença responsável pela inflamação da mastóide, osso localizado atrás da orelha. Sua principal causa é a realização do tratamento inadequado ou o não-tratamento de uma otite média aguda.

“O sinal de Frank é um vinco diagonal no lóbulo da orelha que corre para trás em um ângulo de 45 graus através do lóbulo até a borda posterior da aurícula e pode ser um preditor de doença arterial coronariana. Ele indica envelhecimento prematuro e perda de fibras elásticas dérmicas e vasculares.

Principais cuidados a ter com essa lesão
Infelizmente, não há remédios que acabam com a inflamação na orelha. Porém, existem alguns tipos de antialérgicos à base de corticoides que podem ser usados quando o problema já está instalado, mas não resolvem o problema por definitivo.

Se a orelha quente for a direita estão falando bem . Se for a orelha esquerda, estão falando mal. Nesse caso, o importante é saber que estão falando da gente, não é mesmo?

Geralmente, essas dores têm como causa a otite externa, uma infecção relativamente comum, na pele do canal do ouvido externo, causada por bactérias presentes na água – ou que têm a água como meio propício para proliferação.

A aurícula, às vezes chamada de pinna, é a parte da sua orelha que todo mundo vê. Inclui suas lóbulos das orelhas, onde muitas pessoas gostam de colocar brincos. A orelha média é o espaço entre a orelha externa - que inclui a parte da orelha que você pode ver - e a orelha interna, que envia som para o cérebro.

A orelha interna é formada por escavações no osso temporal, cobertas por membranas e preenchida por líquido. Pode ser dividida em labirinto anterior e labirinto posterior. O primeiro é formado pela cóclea, responsável pela audição; o segundo, pelos vestíbulos e canais semicirculares, ligados ao equilíbrio.

O ouvido interno consiste em três partes: a cóclea, o vestíbulo e os canais semicirculares. A cóclea possui a forma de um espiral e é responsável pela audição. Os canais semicirculares são responsáveis pelo equilíbrio. O vestíbulo liga os dois e possui mais duas estruturas relacionadas ao equilíbrio.

Um dos problemas que podem causar o mau cheiro é a Colesteatoma, que é reflexo de infecções no ouvido repetidas. De modo prático, é uma pele que cresce no ouvido médio, bem atrás do tímpano. Nesse caso, a fetidez é um dos menores problemas.

O trauma fechado do pavilhão auricular pode causar um hematoma subpericondrial; o acúmulo de grandes quantidades de sangue entre o pericôndrio e a cartilagem pode interromper o suprimento sanguíneo para a cartilagem, de forma que esta se torna uma massa roxo-avermelhada e sem forma.

Ela é disparada por emoções ou condições ambientais: acontece principalmente quando sentimos vergonha, frio, calor ou tomamos um susto. Nesses momentos, nosso organismo libera hormônios relacionados a mecanismos que nos põem em estado de alerta e que aumentam a circulação de sangue nessas regiões.

A coceira nos ouvidos é uma sintoma extremamente irritante. Pode resultar de alterações da pele do canal auditivo, causadas por fungos, dermatite crônica ( inflamação da pele), dermatite seborréica ( semelhante à caspa dos cabelos), cera seca e laminada, e alergia, com repercussão neste local.

Essa história de que brinco masculino tem o lado certo para ser usado não passa de um mito. Antigamente acreditava-se de que havia um lado específico para usar, contudo, hoje quem define as regras é a própria pessoa. Afinal, você tem todo o direito para escolher o lado da orelha que quer furar.