Por que a orelha dói quando durmo?

Perguntado por: iaragao3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Geralmente, essas dores têm como causa a otite externa, uma infecção relativamente comum, na pele do canal do ouvido externo, causada por bactérias presentes na água – ou que têm a água como meio propício para proliferação.

Uma das causas mais comuns de dor de cabeça atrás das orelhas é uma condição chamada neuralgia occipital. A neuralgia occipital ocorre quando os nervos occipitais, ou os nervos que correm do topo da medula espinhal até o couro cabeludo, estão inflamados.

Utilizar uma compressa morna é uma das principais indicações dos profissionais da saúde para aliviar a dor.

A otalgia, chamada popularmente de dor de ouvido, é um problema que atinge todas as idades. Porém, é mais recorrente na infância, principalmente, até os 3 primeiros anos de vida. A dor de ouvido pode acometer as duas orelhas, mas é mais comum afetar apenas uma delas.

A pericondrite pode levar à condrite, que é uma infecção da própria cartilagem , o que pode causar danos graves à estrutura da orelha , deformando-a. Nos casos de maior gravidade, partes da orelha talvez precisem ser removidas e o pavilhão da orelha tenha de ser refeito por uma cirurgia plástica.

Os primeiros sintomas são vermelhidão, dor e inchaço da aurícula. A pessoa pode apresentar febre. O pus se acumula entre a cartilagem e a camada de tecido conjuntivo que a rodeia (pericôndrio).

Cartilagem elástica
É encontrada na orelha externa e interna, epiglote, cartilagem cuneiforme da laringe. É constituída de fibrilas de colágeno tipo II, de fibras elásticas e de substância fundamental (proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteínas de adesão- condronectina).

O nervo vestibulococlear (NC VIII) entrega a informação sensorial vinda do ouvido interno (orelha interna) para o cérebro. Ele consiste em duas partes: a parte vestibular, que carrega impulsos nervosos do sistema vestibular, e a parte coclear, que leva impulsos da cóclea. Ambas as estruturas são partes do ouvido.

nervo auricular magno

Os principais nervos para a pele da orelha são o auricular magno e o auriculotemporal. O nervo auricular magno supre a face cranial (medial) e a parte posterior (hélice, antélice e lóbulo) da face lateral.

O nervo vestibulococlear é o oitavo nervo craniano (CN VIII) e é um nervo puramente sensitivo. Consiste de duas partes: a porção vestibular, que veicula impulsos nervos do sistema vestibular, e a porção coclear que veicula impulsos da cóclea. Ambas estas estruturas fazem parte do ouvido.

O otorrinolaringologista deve ser consultado para realizar o diagnóstico e tratamento necessário.

A primeira parte, o pavilhão auricular, é o apêndice situado lateralmente na cabeça, a parte visível da orelha. É formada por uma cartilagem flexível e irregular (exceto o lóbulo), recoberta de pele.

A costocondrite é a inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso esterno, localizado no centro e na frente do peito e responsável por sustentar a clavícula e a costela. Essas estruturas compõem a caixa torácica. A doença é relativamente comum.

A policondrite recidivante é um distúrbio raro, episódico, inflamatório e destrutivo, comprometendo primariamente a cartilagem da orelha e do nariz, mas que também atinge potencialmente olhos, árvore traqueobrônquica, valvas cardíacas, rins, articulações, pele e vasos sanguíneos.

De acordo com a médica, uma das principais causas da orelha inflamada, sem dúvidas, é a alergia ao material dos brincos. “Isso porque algumas mulheres possuem sensibilidade nas orelhas que pode demorar anos para se manifestar, mas, uma vez que aparece, ela pode ficar para sempre”, esclareceu.