Por que a obturação fica preta?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Elas podem ser realizadas devido a uma série de fatores, como:

  • fratura dental;
  • mudança na anatomia;
  • fechamento de cavidade (ocasionada por lesão de cárie);
  • um único dente escurecido, encoberto com faceta em resina composta;
  • substituição de restaurações antigas;
  • dentre outros.

Manchas escuras e amareladas em restaurações em resina são causadas por tipos muito específicos de alimentos, sendo os chás (chimarrão), cafés, cigarros e vinhos os maiores vilões. O amarelamento da resina se dá a partir da camada mais externa, até que, por fim, a camada mais interna também esteja toda amarelada.

As resinas podem ser feitas na cor do dente, assim como as de porcelana, mas não são tão duradouras quanto as obturações de metal, podendo ser necessário a substituição após 5 anos, um tempo muito curto.

Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Cecilia Costa esclarece essa dúvida e afirma que, sim, quem tem dentes restaurados pode fazer clareamento. O procedimento tem como objetivo clarear e uniformizar a tonalidade do sorriso e costuma fazer bem à autoestima do paciente.

De acordo com a especialista, os sintomas mais comuns são dor e sensibilidade dentária. Nesse caso, os incômodos tendem a surgir durante o consumo de alimentos frios, quentes ou ácidos. Ainda assim, é importante ter em mente que esses não são os únicos sinais de infiltração no dente.

A obturação com amálgama
A restauração escura é aquela feita com amálgama, um composto formado por mercúrio, prata, estanho, cobre, dentre outros metais que costumam variar de fabricante para fabricante.

Restauração em resina escurecida é um problema comum.
A recuperação das resinas escurecidas presentes em restaurações dentárias pode ser realizada em algumas situações. O procedimento, simples, consiste no polimento da superfície atingida para remoção de manchas e perda do brilho.

Além disso, a restauração mal feita no dente pode levar também a uma mordida errada. O problema aparece quando é feita uma restauração no dente e ela ficou alta. Nessa situação, ao morder, a pessoa acaba encostando mais em algumas áreas do que em outras, prejudicando o equilíbrio oclusal e causando dores ao mastigar.

A primeira etapa é a aplicação do gel clareador, que é feito à base de substâncias como o peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida. Em contato com a superfície do dente, essa concentração libera oxigênio, o qual interfere no pigmento amarelado ou acinzentado da dentição.

Sim, aquelas restaurações metálicas que eram usadas para restaurar os dentes posteriores (obturar dentes de trás).

A infiltração em um dente pode ocorrer nas bordas das restaurações dentárias com o passar do tempo, devido à pequenas fraturas ou perdas no selamento dos diferentes materiais utilizados para restaurar o dente, como as resinas, amálgamas ou porcelanas.

O valor restauração de dente varia de acordo com o caso do paciente, material utilizado e número de dentes a serem tratados. No entanto, o preço médio da restauração dentária é de R$ 100,00 a R$ 300,00 por dente.

Quando estamos nos referindo a recomposição de faces comprometidas de um elemento dental, utilizamos a expressão restauração. Já a obturação, por sua vez, está de fato apenas fechando hermeticamente aquele espaço do interior do elemento dental.

Entenda por que o dente fica escuro depois do canal
Isso porque o dente tem superfície porosa, e se o interior do dente não for limpo de forma adequada durante o tratamento de canal, há uma espécie de infiltração desse material, que oxida com o tempo, pigmentando o dente.

No máximo, esse material dura por 15 ou 30 dias.

De preferência, eles devem ser brancos, brilhantes e com aparência natural . Você provavelmente está familiarizado com esta situação. No entanto, a cor da restauração é apenas um dos vários fatores que precisam ser levados em consideração quando se busca resultados estéticos surpreendentes .

Chá, café, tabaco e algumas substâncias com muita cor (como vinho) podem manchar a resina utilizada na restauração. Para prevenir ou minimizar as manchas, evite comer ou beber esses tipos de comidas e bebidas durante as primeiras 48 horas após a restauração.

Sim. A cárie pode surgir por baixo de uma restauração antiga ou haver uma infiltração entre o dente e a restauração. Nesses casos, será necessário limpar a cárie e substituir a restauração antiga.

Restos de alimentos e saliva podem penetrar entre a restauração e o dente. Isto pode ocasionar cárie dentária, pigmentação ou sensibilidade. Tanto a restauração com o amálgama quanto a resina composta podem infiltrar, mas a restauração em amálgama muitas vezes dura mais tempo.

A infiltração no dente é um problema que está diretamente ligado com os procedimentos de restaurações e que acontece quando há um espaço entre o material de selagem da obturação e o dente. Esse espaço fica passível à ação de bactérias e quaisquer fluidos bucais.

A pigmentação do sulco, quando não é cárie, não causa malefícios ao paciente. Se seu dentista disser que é cárie e você ficar na dúvida, observe se tem manchas brancas ou cavitadas (com buraquinhos) nessa região. Assim, se tiver, provavelmente seja cárie.