Por que a notícia utiliza a linguagem formal?

Perguntado por: icarvalho5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Acessibilidade: além de ser um texto técnico, a notícia também é um texto de amplo alcance, ou seja, possui um público-alvo vasto e diverso, por isso, em conjunto com a formalidade, o texto deve apresentar acessibilidade, evitando termos desconhecidos ou conceitos técnicos e priorizando uma linguagem simples e direta.

Para tanto, trata-se de um texto informativo, geralmente sem teor opinativo. Além disso, apresenta um acontecimento real cuja linguagem é clara e formal.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

O que é um texto na linguagem formal? Um texto na linguagem formal é caracterizado pelo respeito à norma padrão da língua portuguesa, o uso formal da língua e uma atenção à gramática correta, dispensando o uso de coloquialismos, gírias e expressões regionalistas.

Características da linguagem formal:
Utilização rigorosa das normas gramaticais (norma culta); Pronúncia clara e correta das palavras; Utilização de vocabulário rico e diversificado; Registro cuidado, prestigiado, complexo e erudito.

A notícia é um texto jornalístico cujo é objetivo é relatar, narrar e informar sobre acontecimentos recentes e cotidianos que ocorreram em determinada região (bairro, cidade, país etc.), com grande relevância e impacto para a sociedade.

É um texto narrativo e informativo, pois relata um fato e transmite informações sobre determinado tema. A função da notícia é informar fatos atuais e de interesse social. A notícia também busca ser objetiva e apresentar o fato de maneira rápida, contando o que realmente interessa para o leitor logo no início do texto.

Temos por hipótese que ambas as modalidades de texto jornalístico em análise, a notícia e a reportagem, são caracterizadas por verbos no pretérito perfeito do indicativo, pois trazem informações referentes a acontecimentos passados.

A principal diferença entre a linguagem formal e a informal está na preocupação com as normas gramaticais (norma culta) da língua: na formal, precisamos respeitar o uso correto do português, utilizando um vocabulário claro e diversificado; já na informal, podemos usar gírias, abreviações, interjeições, palavras ...

Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.

adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal.

A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.

Diferenças entre Linguagem Formal e Informal
Não há rigor do emprego correto das normas gramaticais. Utiliza o vocabulário formal em atenção à norma culta. Utilização de frases informais, linguagem coloquial, variações, expressões. Utilização de gírias, palavras abreviadas, regionalismos, palavrões, onomatopeias.

Palavras como “Prezado” no início do corpo de um e-mail formal são importantíssimas para demonstração de respeito. Além disso, no e-mail formal, deve-se colocar um cumprimento de acordo com o cargo do destinatário, como por exemplo Dr(a). ou Sr(a).

Um bom exemplo de recurso online usado para essa finalidade é o site FastFormat. A ferramenta gratuita permite formatar documentos automaticamente em diversos padrões acadêmicos, como artigos científicos, TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado, por exemplo. Para acessar, basta fazer um cadastro.

O tipo de registro predominante na notícia apresentada é o formal. Isso ocorreu porque, como esse texto é informativo, é necessário passar uma credibilidade no que está sendo escrito, fato sustentado pelo registro formal.

A notícia é formada por dois títulos. O título principal, também chamado de Manchete, sintetiza o tema que será abordado. O outro título, um pouco maior, auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado.

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens.

O gênero textual notícia é um dos tipos de textos jornalísticos presentes nos meios de comunicação. A notícia faz parte do nosso cotidiano e tem uma responsabilidade social ao trazer informação sobre os principais acontecimentos de uma comunidade local, nacional e mundial.

Qual a diferença entre notícia e reportagem? Uma notícia é qualquer acontecimento considerado relevante para o conhecimento do público. A reportagem é o aprofundamento da notícia, trazendo detalhes significativos para os interessados em determinado assunto.