Por que a noiva entra primeiro?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A principal mudança está na ordem de entrada do casal na cerimônia. Ao chegar primeiro, a noiva transfere todas as expectativas dos convidados para a reação que o noivo terá ao vê-la no altar.

O SIGNIFICADO DO NOIVADO
É bom lembrar que este é um período muito importante, durante o qual os noivos poderão conhecer melhor os hábitos e o temperamento um do outro, compartilhar os sonhos, planejar o futuro, além de ser uma fase de preparação para um compromisso maior, que é o casamento.

E aí cabe uma adaptação no cortejo nupcial. Se forem somente eles a entrar, primeiro os homens entram, após a entrada do noivo e dos pais, e depois as damas entram na frente da noiva. Caso existam padrinhos tradicionais as bridesmaids e groomsmen entram após a entrada dos padrinhos, seguindo a sequência tradicional.

A tradição surgiu no Oriente, com o objetivo de evitar que a noiva tivesse contato com qualquer tipo de energia negativa ao iniciar a vida de casada. Ao carregar a noiva, o noivo impedia que a esposa fosse atingida por espíritos ruins, que ficavam à espreita na porta do quarto nupcial.

O mais tradicional é que a noiva seja levada até o altar pelo pai. A origem do costume não é das mais românticas… data de uma época em que os casamentos eram arranjados e o pai entregava a filha a seu novo “dono”.

Ordem da saída do cortejo de casamento
Pais dos noivos; Padrinhos e madrinhas; Daminhas e pajens; Noivos.

Os pajens e daminhas além de surpreenderem todos os convidados com seu carisma e serem totalmente imprevisíveis, eles possuem a função de seguir à frente, abrindo passagem e confundindo e afastando os maus espíritos para que a noiva possa entrar e encantar todos os convidados da cerimônia.

1) Entrada das alianças
Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.

2 anos

Os mais tradicionais dizem que o noivado deve durar muitos anos, outros dizem que devem durar no máximo 2 anos, e tem os que afirmam que esse período deve durar o tempo dos preparativos da casa e do casamento, o que pode ser meses ou anos. A verdade é que não há uma regra para o tempo de duração!

O noivado é um divisor de águas em um relacionamento, pois é quando o casal oficializa a intenção de ter um futuro juntos. Trata-se de um momento muito feliz, a confirmação de um relacionamento bem-sucedido, de trocas positivas e cheias de reciprocidade. Ademais, é um claro sinal de que a relação amadureceu.

Não existe uma regra que estipula que depois de tantos meses ou anos de namoro é hora de noivar.

Noivo e sua mãe
O noivo entra acompanhado de sua mãe, que fica do seu lado esquerdo. Neste momento a mãe se posiciona do lado direito do altar e o noivo em frente ao altar, aguardando a chegada da noiva.

De acordo com a tradição o corsage é dado para as madrinhas e simbolizam que as pessoas ali escolhidas são pessoas queridas e estimadas pela noiva. Além das madrinhas esse acessório pode seu usado pela mãe dos noivos e as daminhas.

Acompanhar a noiva até ao altar
Essa é a função mais conhecida e simbólica do pai da noiva na cerimônia. Seu pai será primeiro a te ver pronta para o casamento e te conduzirá até o amor da sua vida.

Quem paga as alianças de casamento? Segundo a tradição quem paga as alianças de casamento são os padrinhos. Contudo atualmente essa tradição tem-se perdido e costumam ser os próprios noivos a pagar as mesmas. Mas claro que isso é uma decisão que deverão tomar em conjunto.

Se tem uma coisa que todo mundo já deve ter ouvido, é que se o noivo ver o vestido da noiva antes do casamento trará má sorte a união.

O noivo, com medo de a noiva ser raptada, deixava sempre o braço direito livre para sacar sua espada e defendê-la. Outra tradição diz também que o motivo da noiva permanecer ao lado esquerdo do noivo, é porque assim fica mais próxima de seu coração.