Por que a Nike vende tanto?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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O ponto forte da Nike definitivamente é o seu poder de inovação, que mantém seus clientes permanentemente engajados com a marca. Isso acontece por meio de suas grandes comunidades. Separamos 5 cases da empresa e o que você pode colocar em prática na sua comunidade agora mesmo.

  • TENIS WMNS NIKE DOWNSHIFTER 11. ...
  • Camiseta Nike Sportswear Masculina. ...
  • Tênis Nike Court Legacy Masculino. ...
  • Camiseta Nike PSG III 2021/22 Torcedor Pro Masculina. ...
  • Camiseta Nike Barcelona III 2021/22 Torcedor Pro Masculina.

Inovação do produto
Outro fator importante de popularidade e crescimento da Nike é seu foco na inovação de produtos. Além da qualidade da matéria-prima utilizada, a empresa também investe no desenvolvimento de tecnologias que a ajudam criar produtos melhores e com desempenho superior aos concorrentes.

Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo.

Desde seu início, a Nike é conhecida por seu foco em marketing, seguindo sempre uma estratégia única e marcante, por meio de apelo emocional e endosso de celebridades do mundo esportivo. Seu foco permaneceu no esporte e como as pessoas ao redor do mundo se conectam com ele.

A Nike oferece quatro propostas de valor: acessibilidade, inovação, personalização e marca/status.

A Nike é geralmente considerada uma das três grandes em vestuário esportivo, com os outros membros Adidas e Reebok sendo seus principais concorrentes.

Solid Gold OVO x Air Jordan

Solid Gold OVO x Air Jordan
Chegou a hora de você saber qual é o tênis mais caro do mundo. Avaliado em 2 milhões de dólares (10,4 milhões de reais), o Solid Gold OVO, da Nike, foi desenvolvido para o rapper Drake, utilizando ouro puro sólido de 24 quilates em sua composição.

Possivelmente o tênis mais famoso de todos os tempos, o Converse All Star tem mais de 100 anos de história. Tudo começou em 1908, na cidade de Maldens, Massachusetts. Foi lá que o empresário Marquis Mills Converse abriu a Converse Rubber Show Company, empresa dedicada à produção de calçados de borracha.

A Nike continua a ter um forte histórico de investimentos para impulsionar o crescimento e aumentar consistentemente os retornos aos acionistas, incluindo 19 anos consecutivos de aumento no pagamento de dividendos. No primeiro trimestre de 2021, a Nike retornou aproximadamente US $ 1,2 bilhão aos acionistas.

Nike Air Yeezy 1 – US$ 1,8 milhão (R$ 9,4 milhões)

Além de liderarem entre as marcas esportivas, Nike e Adidas são as duas únicas desse segmento a aparecerem no ranking das 50 empresas globais mais inovadoras. A norte-americana ocupa o 12º lugar geral, enquanto a alemã é a 35ª da lista. Em comparação com 2021, a Nike subiu duas posições, enquanto a Adidas uma.

O herói da Nike
Já a Nike – com vendas na casa dos US$ 850 milhões anuais - vinha ganhando força com uma série de patrocínios de atletas de ponta, associando sua marca a alta tecnologia e modernidade. Então veio a grande virada. A Nike entendeu que, mais do que equipes, precisava de um “herói”.

O crescimento da marca só foi possível graças à experiência de Bill Bowerman – que era treinador de atletismo na Universidade de Oregon – e Phil Knight – um ex-corredor renomado. A criatividade aliada à inovação e ao espírito empreendedor dos dois visionários, foi a base para que a marca se tornasse o que é hoje.

Fraquezas. A organização possui uma gama diversificada de produtos para atividades esportivas. No entanto, os lucros da organização ainda são intensamente dependentes da participação na indústria de calçados. Isso pode deixá-lo vulnerável se, por alguma causa, seus negócios se deteriorarem.

A Nike reforçou ainda mais o posicionamento de seu slogan histórico “Just do it”. Inicialmente ele transmitia a mensagem de coragem, de ação, de tomar atitude e após essa campanha, assumiu também significados “faça o que acha certo”, “tome uma posição”, JUST DO IT.

Na dimensão qualidade percebida, a marca é vista de forma bastante positiva em 6 das 7 dimensões da qualidade de produtos, além da prática de preço premium e a identificação da disposição do público em pagar um preço mais elevado por produtos Nike.

Hoje, qual o grau de sucesso da Nike na realização de seus planos de cinco anos antes? A marca, atualmente tem um grau de sucesso relativamente alto pois é uma das vinte marcas mais valiosas do mercado, tendo reconhecimento mundial e sendo um instrumento para aferir status social, é uma marca de elite. 6.

A Nike ganha dinheiro vendendo principalmente calçados por meio de clientes atacadistas que distribuem as marcas Nike em todo o mundo. Em 2020, quase 63% do faturamento veio de calçados e 28.8% de vestuário.

Nike: nem todos sabem o que significa o símbolo da marca. A símbolo da logo representa uma das asas da deusa grega Nike, que personifica a força, a velocidade e a vitória e, por isso, é associada ao esporte. Além disso, o símbolo também representa movimento e velocidade.

A margem bruta da companhia caiu de 46,5% para os atuais 44,3%, refletindo um crescimento de 8% no custo de vendas.