Por que a música existe?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas.

Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

Na pré-história o ser humano já produzia uma forma de música que lhe era essencial, pois sua produção cultural constituída de utensílios para serem utilizados no dia-a-dia, não lhe bastava, era na arte que o ser humano encontrava campo fértil para projetar seus desejos, medos, e outras sensações que fugiam a razão.

Éder Rocha Bezerra

Sua Música é uma plataforma de streaming gratuita brasileira, voltada para que os artistas nordestinos possam mostrar seu trabalho ao público da região. Criado no ano de 2011 por Éder Rocha Bezerra, na cidade de João Pessoa, o site registra mais de um milhão de acessos diariamente.

O homem faz música há pelo menos 35 mil anos
O homem faz música desde pelo menos a invenção da flauta de osso, há 35 mil anos. Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.

No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

Claro que diversos povos passaram a cantar em rituais e momentos de festas, mas a primeira música e letra a qual é possível fazer a reconstrução sonora é o Hino Hurrita nº 6. A música foi encontrada em Ugarit, sua criação teve o intuito de formar um ode à deusa Nikkal, na região da Mesopotâmia.

Garota de Ipanema é a segunda música mais executada da história, atrás apenas de Yesterday dos Beatles.

“Hino hurrita nº 6” é considerado a melodia mais antiga do mundo, mas a composição musical mais antiga que sobreviveu em sua totalidade é uma melodia grega do Século I, conhecida como “epitáfio de Seikilos”.

Além de ser um entretenimento, ele também é capaz de trazer diversos benefícios à saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividades físicas.

Música: manifestação cultural de um povo
A música, juntamente com os costumes, hábitos e expressões artísticas, constitui a manifestação cultural de um povo, que forma-se a partir de processos históricos e sociais, fazendo com que cada povo tenha sua especificidade e identidade.

A música (do grego musiké téchne, “a arte das musas”) é a expressão artística que consiste em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.

Bach

Bach, o Pai da Música -