Por que a mesma palavra pode ter vários significados?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

As diferentes variantes de significado podem depender da afinidade etimológica do vocábulo em causa, do seu uso metafórico e, em última instância, do contexto em que se insere, onde, na prática, o termo fica monossêmico, assegurando desta forma a comunicação.

A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes.

A Polissemia é a multiplicidade de significados e a homonímia também. Então, qual a diferença entre os dois conceitos? Na verdade, ela está na origem da palavra. Quando citamos o exemplo de “letra”, é possível notar que, embora ela tenha vários significados, a origem e o conceito são os mesmos – no caso, a escrita.

O que quer dizer a palavra p * * * * * *? Mulher que faz relações sexuais por dinheiro; prostituta. [Pejorativo] Figurado. Aquela que não tem pudor; libertina ou despudorada.

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Designação vulgar de vagina, vulva.

Sinônimo é um adjetivo masculino que classifica uma palavra que, apesar de ser diferente, tem o mesmo significado (ou muito parecido) de outra. Esta palavra tem origem no grego synonymós, e segundo a etimologia indica algo que tem o mesmo nome.

Sinônimos são palavras que têm significados muito parecidos entre si, enquanto antônimos são palavras que têm significados opostos entre si. Os sinônimos são palavras com significados iguais ou semelhantes, enquanto os antônimos são palavras com significados opostos.

Os psicólogos, por sua vez, explicam que a repetição de uma palavra, por ser monótona, nos distrai. E um cérebro vazio tem aquela conhecida tendência a vagar por aí: você acabar prestando atenção no ato de falar, no movimento dos lábios, na respiração ou até no que vai comer na janta.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas.

Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa) Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).

A mesma palavra pode ter vários significados, por isso é polissémica. Desses significados, uns são denotativos, outros, conotativos.

A polissemia é correta, isto é, podemos utilizar a palavra em seus diferentes significados sem problemas. Em contrapartida, a ambiguidade é um vício de linguagem, um erro, pois trata-se de uma frase mal-construída que leva a uma falha no seu entendimento.

Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.

É o ato de buscar o prazer estimulando, sozinha, o seu próprio corpo.

Fonética e códigos
"H" não é propriamente consoante e nem vogal, porque não tem valor algum de som ou ruído, sendo assim, tornando impossível a existência de fonemas que apontem para ela. Oficialmente, esta letra é apenas classificada como letra diacrítica, pois é, propriamente dita, a segunda letra de um dígrafo.

PC vem do inglês personal computer - computador pessoal.

Erro muito frequente é o emprego do demonstrativo mesmo com função pronominal em construções como estas: “... nova ortografia, visto que os trabalhos serão corrigidos pela mesma.” Como fazer então? Usando palavras que funcionam como pronomes.

Charada 19
O que é que todos tem 2, você tem 1 e eu não tenho nenhum? A letra "o" das palavras.

Pleonasmo vicioso:
É dizer a mesma coisa duas vezes. É a repetição de algum termos ou ideia na frase.

"Expelir fezes, defecar."