Por que a matéria se transforma?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A substância que constitui a matéria não passa por transformação alguma. Sendo assim, sua forma, tamanho, aparência podem mudar, mas não sua composição. Exemplo: Solidificação da água. A substância – no caso, a água – estava no estado líquido e passou para o estado sólido.

Quando alteramos o tamanho ou a forma do material ele sofre uma mudança, mas não pode ser transformado em outro. Olhando microscopicamente, percebemos que os átomos, íons ou moléculas passam por uma agitação ou reordenação, mas eles não são alterados.

As transformações podem ocorrer das seguintes maneiras:

  • -Por ação do calor. Muitas substâncias são transformadas quando submetidas a uma fonte de calor. ...
  • -Por ação de uma corrente elétrica. ...
  • -Por ação da luz. ...
  • -Por ação mecânica. ...
  • -Pela junção de substâncias.

Para transformar um processo não basta melhorar as coisas e nem resolver os problemas racionalmente ou apenas reformular um produto ou serviço; é preciso reformular o negócio e levar soluções novas para os clientes, mudar paradigmas, mudar culturas, quebrar tabus.

As mudanças de estado físico da matéria estão relacionadas às influências do meio externo, como pressão e temperatura. As mudanças de estado físico da matéria ocorrem como resposta a influências externas como: temperatura, pressão, entre outras.

Sempre que a matéria sofre uma transformação qualquer, dizemos que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.

As transformações químicas ocorrem quando uma substância é convertida em um produto específico. Uma transformação química é a conversão de um substrato em um produto específico.

A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.

São eles:

  • sólido;
  • líquido;
  • gasoso;
  • plasma;
  • condensado de Bose-Einstein.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

Como exemplos de transformações físicas temos: aquecer água, o cair das folhas no outono, um vidro que se parte, evaporação de uma substância, alongamento de uma mola elástica, entre outros.

Quais os vários Tipos de Transformação?

  • Transformação Operacional. Ocorre sistematicamente em todas as empresas que se mantêm competitivas e que procuram fazer o mesmo, cada vez melhor, mais depressa e mais barato. ...
  • Transformação Core. ...
  • Transformação Estratégica.

Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.

- Solidificação: mudança do estado líquido para o estado sólido; - Sublimação: mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa. 2- Reação Química: onde a transformação altera a espécie da matéria envolvida.

Quando a constituição de uma material muda, transformando-se em outro material com características diferentes, dizemos que ocorreu uma transformação química, também chamada de reação química.

Quando transformamos matérias, ou seja, quando reagimos materiais diferentes para obtermos outras substâncias estamos observando um tipo de fenômeno. Esse fenômeno recebe o nome de: a) Fenômeno químico.

O processo de transformação é a parte onde os inputs serão alterados/transformados, ele pode ser constituído de diversas ferramentas (tecnológicas, intelectuais, humanas, eletrônica, etc.), nesse momento aquilo que entrou (input/entrada) terá sua matéria desfeita para ser transformar em um novo bem / produto.

Por transformação refere-se ou so recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir outputs; ou seja, a produção envolve um conjunto de recursos de input usado para transformar algo ou ser transformado em outputs de bens e/ou serviços.

Recursos transformadores:
São conhecidos por agir sobre os recursos a serem transformados. Normalmente, fazem parte do processo de produção, mas não são transformados, apenas fazem com que a transformação aconteça. Os exemplos são: Instalações: prédios, máquinas, equipamentos, terrenos, entre outros.