Por que a matemática é tão difícil?

Perguntado por: hbaptista . Última atualização: 1 de março de 2023
4.3 / 5 3 votos

Ou seja, se o aluno não aprender de verdade a matéria que está estudando naquele ano letivo, ele provavelmente terá muita dificuldade em aprender todo o conteúdo do próximo ano. Então, não basta apenas passar em matemática, é necessário assimilar as informações ensinadas.

Dentre as dificuldades de matemática existentes, destaca-se a discalculia, uma dificuldade que impede a criança de compreender as relações de quantidade, ordem tamanho, distância, espaço e não consegue compreender as quatro operações.

A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino. É que os alunos acertarem apenas 27% das questões dessa disciplina em pesquisa que avalia a educação no país e que alimenta os dados do Censo Escolar.

Como resultado verificou-se que a matéria que mais interessa ou preferida pelos alunos é a educação física, correspondendo a um percentual de 18,5%. Dentre os motivos que levam os alunos a ter preferência por essa matéria ressalta-se a afinidade que eles descreveram ter pela mesma (59%).

Ótimo material de estudo. Como diz o título, sou péssimo em matemática e estou sempre buscando diferentes obras para revisão da matéria. Excelente material de consulta, de fácil manuseio e preço acessível. Adoro esse professor e o jeito que ele lida com a didatica para ensinar.

Foque nas matérias que você vai bem e se sentirá muito inteligente, esperta, adequada, útil... Diga a sua mãe que não é só matemática que importa, e diga a você mesma que escolheu estudar outras coisas e é disso que gosta e quer continuar aprendendo o que te interessa e não o que outros acham que é verdade absoluta.

A ansiedade em relação à matemática é um fenômeno que compreende reações emocionais negativas diante de situações que requisitam o uso de conhecimentos matemáticos. É particularmente identificada no contexto escolar e está diretamente relacionada a experiências inadequadas de ensino dessa disciplina.

A hipótese de Riemann
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos. E, de fato, a hipótese de Riemann nunca foi resolvida!

O que é Discalculia? Trata-se de uma condição que dura por toda vida de um indivíduo. A discalculia torna difícil para as crianças realizar tarefas relacionadas a matemática. Não é tão conhecido ou compreendido como a dislexia.

A Matemática sempre foi vista como uma disciplina difícil pelos alunos, pois é necessária a realização de muitos cálculos e a utilização de várias formulas. Essa visão se dá devido a Matemática ser uma ciência abstrata e de alto grau de generalização e esta característica a diferencia das demais disciplinas.

Constatamos que a maioria dos alunos relaciona a Matemática a algo inacessível, demonstrando um sentimento de medo e aversão relativo a ela. PALAVRAS - CHAVE: Matemática, Concepções, Ensino Médio. A Matemática é necessária para o desenvolvimento da sociedade, pois ela tem aplicações nos mais diversos setores.

Durante o Ensino Fundamental, a matemática corresponde a 60% das dificuldades dos alunos. As ciências representam 20%, português 10% e os outros 10% dividem-se entre história e geografia. Já no Ensino Médio, 35% das dúvidas são de física, seguida de perto pela matemática, com 30%.

1º ano: muitas vezes é mais difícil para os pais do que para as crianças…. a necessidade de desenvolver hábitos de estudo e o gosto pela aprendizagem é o maior desafio… 5º ano: as crianças terão de mudar de escola, recebem apoio de vários professores e têm menos laços afetivos do que com o professor do 1º ciclo.

Redação (Administradores.com)
Para a surpresa geral, a matéria que mais agrada os pequenos estudantes é Matemática, que dispara com 36%, seguida de Português e Literatura com (17%) e em terceiro lugar aparece Artes/Música (10%).

As primeiras partículas de matéria de vida longa de qualquer tipo foram prótons e nêutrons, que juntos formam o núcleo atômico.

MATÉRIAS Sociologia, filosofia e artes registram os piores resultados. Física e química aparecem na sequência, com um número maior de docentes sem habilitação para a área. Somente 27% dos professores que lecionam física no Brasil, por exemplo, têm a formação na área.

Segundo a literatura médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de adquirir destrezas matemáticas. Alunos discalcúlicos podem experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações matemáticas.