Por que a margem fica negativa?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4 / 5 6 votos

O que é margem negativa? Ao utilizar o limite da margem consignável você fica impossibilitado de fazer novos empréstimos, isso significa que a sua margem está zerada. Já a margem negativa acontece quando você já utilizou o limite disponível para empréstimo e ainda continua com descontos sendo feitos em seu benefício.

Existem algumas opções estratégicas para positivar novamente a margem que podem ser consideradas por quem não tem mais margem ou precisa de dinheiro extra:

  1. 1 – Cartão de crédito consignado. ...
  2. 2 – Refinanciamento do crédito consignado. ...
  3. 3 – Portabilidade de crédito.

A margem consignável pode demorar de três a cinco dias para ser liberada, contudo, as regras podem variar de acordo com a operação realizada e a instituição financeira.

Estúdio NSC. A situação econômica do país é um dos pontos que influencia na restrição ao crédito. A expectativa de inadimplência e a taxa de desemprego são fatores levados em conta por bancos e outras instituições financeiras na hora de conceder empréstimos, mesmo para bons clientes.

Como fazer a liberação de margem consignável?

  1. Quitar contratos de empréstimo ativos. É possível quitar um empréstimo que está ativo e comprometendo parte da sua margem consignável. ...
  2. Pedir o cancelamento do contrato. ...
  3. Usar a portabilidade de crédito. ...
  4. Refinanciar o contrato do empréstimo consignado.

Conheça 4 formas de liberar margem consignável

  1. Fazendo portabilidade para um banco com taxas menores. ...
  2. Quitando um empréstimo corrente. ...
  3. Financiando um contrato ativo. ...
  4. Cancelando um contrato recém-assinado.

Não tenho margem disponível. E agora? Para quem não tem margem consignável disponível e precisa de crédito, é possível mudar essa situação, seja para fazer o refinanciamento, a portabilidade de crédito consignado dos contratos já existentes ou aderir à margem social.

O presidente da República sancionou com vetos a Lei 14.509, de 2022, que estabelece um aumento na margem de empréstimos consignados para servidores públicos federais. O limite para desconto automático no contracheque, passa de 35% para 45%. A nova lei foi publicada no Diário Oficial, na última quarta-feira (28).

Os senadores aprovaram no Plenário o projeto de lei de conversão da Medida Provisória (MP) 1.132/2022, que aumenta para 45% a margem do crédito consignado para servidores públicos federais. O relator foi o senador Plínio Valério (PSDB-AM). O PLV 28/2022 segue para sanção.

O governo federal ampliou temporariamente a margem do consignado para aposentados e pensionistas do INSS através da Medida Provisória nº 1.106/2022, em março de 2022. A medida teve como objetivo estender as estratégias já adotadas desde 2020 para reduzir os impactos da crise econômica agravada pela covid-19.

Portanto, não é possível fazer empréstimo consignado se o consumidor estiver com a margem negativa. Mas, é possível mudar essa situação, seja por fazer o refinanciamento ou a portabilidade de crédito consignado dos contratos já existentes.

A Lei nº 14.509/2022 aprova, por prazo indeterminado, a margem de 45%. Agora, os servidores SIAPE devem apenas esperar a atualização do contracheque, feita pelo Serpro, para poder utilizar a margem extra.

Como consultar a margem consignável? A consulta pode ser feita pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS. Basta fazer login e, logo na página inicial, clicar em “Extrato de Empréstimo”. Este documento informará o valor da margem consignável disponível.

Especialmente no caso do INSS, alguns dos motivos mais comuns para a reprovação do contrato são: Dados divergentes da conta do beneficiário (dados incorretos ou desatualizados); Sigla do Estado do favorecido inválida (deve ser solicitado no mesmo em que o beneficiário recebe); Tipo de benefício não permite empréstimo.

Saldo devedor, também chamado de saldo negativo, é o dinheiro que você usa além do que tinha como saldo disponível na sua conta bancária, por exemplo. Sendo assim, quando o seu saldo zera, a instituição não bloqueia os pagamentos efetuados com o cartão de débito, mas passa a registrar o valor como saldo devedor.

Não ter margem consignável livre ou ter margem negativa
Como todo empréstimo consignado está sujeito a disponibilidade de margem consignável, dois dos motivos para não ter o consignado aprovado são margem indisponível ou margem negativa.

Quem tem direito ao consignado pode pedir mais de um empréstimo. Só que a soma das parcelas de todos os empréstimos consignados contratados não poderá ser superior a margem consignável disponível. Isso quer dizer que o valor total de todas as prestações não pode ser maior que o limite.

É o documento oficial fornecido pelo pagador (no caso dos aposentados e pensionistas, por exemplo, é o INSS) informando qual a margem consignável livre da pessoa titular da renda.

Na prática, não é possível aumentar a margem. Isso só ocorre quando há o reajuste salarial anual e consequente aumento da aposentadoria ou pensão. Eventualmente, mudanças provisórias na lei também podem atualizar a margem consignável, como quando a margem passou a ser de 40%.

Como falamos anteriormente, a nova margem é destinada ao cartão de benefício e, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), desde o dia 19 de setembro já está disponível.