Por que a maioria dos plásticos não podem ser reciclados?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Isso porque, na prática, esse material é constituído por uma mistura de diferentes plásticos, o que dificulta o seu processo de reciclagem. O ideal é evitar.

O desmonte das peças, sempre compostas por muitos elementos, alguns deles tóxicos, é muito trabalhoso. Outro problema a ser superado é o lixo poluído. É preciso garantir que os resíduos cheguem à fabrica de reciclagem em bom estado. Isso significa que o lixo seco não pode entrar em contato com os restos orgânicos.

Isso porque o copo plástico descartável é produzido a partir do poliestireno, um componente derivado do petróleo, que é uma matéria-prima não renovável.

Embalagens podem degradar o meio ambiente
O grande volume de embalagens, descartadas, segundo o Ministério do Meio Ambiente, após usadas apenas uma vez, torna-se um problema ambiental. O não reaproveitamento pode causar riscos aos recursos naturais e até à saúde humana.

Lápis, canetas, esponjas, vidros de perfume e embalagens de produtos de beleza são alguns dos materiais considerados “de difícil reciclagem” e que acabam virando lixo.

Tipos e características dos plásticos recicláveis

  1. 1 – PET (Tereftalato de Polietileno) ...
  2. 2 – PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  3. 3 – PVC (Policloreto de Vinila) ...
  4. 4 – PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  5. 5 – PP (Polipropileno) ...
  6. 6 – PS (Poliestireno)

Por que não é correto dizer que certo material pode ser 100% reciclado? Nenhum processo existente aproveita 100% de um material, logo é impossível que um material seja 100% reciclável.

O vidro é 100% reciclável, infinitamente, seja fundindo-o com uma parte de matéria-prima virgem, seja fundindo somente com cacos de vidro. O material apresenta excelente desempenho no processo de reciclagem, sem nenhuma perda de volume.

Agbogloshie, em Gana, é um dos lugares mais contaminados do planeta: é o maior depósito de lixo eletrônico do mundo. Cerca de seis mil mulheres, homens e crianças vivem e trabalham aqui. Eles o chamam de SODOMA.

A melhor maneira de reciclar plástico é realizar a separação adequada do lixo e encaminhar para a reciclagem, seja por meio do lixo de coleta seletiva que passa nas residências ou por meio de locais próprios para a coleta do material.

Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.

Os tradicionais copos de plástico usados no Brasil para servir aquele gostoso cafezinho são fabricados com poli- estireno. Esse material, por sua vez, é feito a partir do estireno, que é um composto tóxico. Vários estudos indicam que o estireno pode até causar câncer, quando presente em alta concentração.

Os especialistas concordam sobre o fato de que o maior risco para a saúde associado à reutilização de uma garrafa plástica está no nível microbiológico. Por um lado, seu uso repetido pode causar rachaduras ou furos no plástico. "Sua resistência foi pensada para um único uso", lembra Ana Trancoso.

Durante o consumo, os plásticos contendo vários tipos de bisfenol vão parar no organismo humano, causando graves danos à saúde. Após o descarte - mesmo que este seja feito corretamente -, os plásticos podem escapar para o ambiente e acabam no organismo de animais, nos lençóis freáticos, no solo e na atmosfera.

O plástico também é difícil de ser compactado, o que gera grande volume de lixo, dificultando a decomposição de outros materiais orgânicos. Quando descartado nos oceanos, o plástico se fragmenta e acaba sendo confundido com comida por muitas espécies de animais marinhos, prejudicando toda a cadeia alimentar.

Embora possam ser compradas em quaisquer lugares, o seu descarte não pode ser feito da mesma forma. Isso porque contém metais pesados e tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio – prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, contamina o lençol freático e o solo.

O aço é uma liga metálica que pode ser obtida a partir da combinação de liga de ferro gusa e carbono, ou por meio de resíduos reciclados, que o torna um material extremamente versátil e durável, o que explica porque é o material mais reciclado do mundo.

Esta é, assim, a primeira regra básica da reciclagem de papel: os papéis sujos (contaminados) devem ser descartados no lixo orgânico, e não no papelão. Isto aplica-se, por exemplo, a caixas de pizza com gordura, ou a sacos de cimento.

Ele pode ser reciclado infinitamente, já que não perde a sua composição ao longo do processo de reciclagem. Além disso, ele é um dos materiais mais valiosos para o processo.

Em quais produtos o plástico pode se transformar? Dependendo do tipo de resina adquirida na reciclagem, é possível transformar o plástico em uma variedade muito grande de materiais. Veja alguns exemplos: PET: fibras para carpete, tecidos, vassouras, embalagens de produtos de limpeza, entre outros.